15/12/2014 - Voluntários promovem doação de sangue na Rua Coberta amanhã
Amanhã, (16), o grupo de voluntários Sangue Amigo da Vida estará promovendo a coleta de sangue na Rua Garibaldi (Rua Coberta). Os interessados em doar deverão comparecer no local entre 9h e 12h ou entre 13h e 16h, horários em que a unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre, que fornece sangue para a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo), estará realizando coleta. Serão atendidas no máximo 60 pessoas no período da manhã e o mesmo número no período da tarde. O material coletado pelo Hemocentro será direcionado, preferencialmente, para o Hospital São Camilo.
Para doar sangue é preciso ter de 18 a 60 anos, pesar mais de 50kg e ser saudável. É imprescindível estar alimentado e apresentar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). Aqueles que já tiveram hepatite, doença de chagas, malária, sífilis ou fizeram tatuagem no último ano não podem fazer a coleta.
Orientações para doadores*
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue.
O doador deve...
… levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)
… estar bem de saúde
… ter entre 18 e 65 anos
… pesar mais de 50 quilos
… não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
… não ter ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação
Impedimentos temporários
Febre
Gripe ou resfriado
Gravidez
Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
Uso de alguns medicamentos
Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Cirurgias e prazos de impedimentos
Extração dentária: 72 horas
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses
Transfusão de sangue: um ano
Tatuagem: um ano
Impedimentos definitivos
Hepatite após os 10 anos de idade
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
Uso de drogas ilícitas injetáveis
Malária
Intervalos para doação
Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)
* Fonte: Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio
Informações:
telefones 9208-9947 ou 9224-6159.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156