10/06/2014 - Nova reunião trata da redução de recurso da Liga Feminina de Combate ao Câncer
Representantes da Administração explicam que verba está sendo devolvida através de decreto
A retirada de R$ 30 mil do recurso destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer, para ser alocado na secretaria de Obras, visando o pagamento do Plano Diretor de Saneamento, conforme projeto que tramita na Câmara de Vereadores, foi, novamente, pauta de reunião na tarde de hoje(10), na Comissão de Finanças e Orçamento, conduzida pelo presidente Jaime da Rosa(PSB). De um lado, a secretaria de Arrecadação, representanda por Norberto Bierhals, garantiu que a verba estaria sendo devolvida através de decreto assinado pelo Executivo, e, de outro, a presidente da Liga, Naiene Closs de Andrade Silva, que disse desconhecer o ato administrativo. "Me reuni com o prefeito e ele me garantiu que não era necessário nos preocuparmos, mas ainda temos dúvidas", afirmou.
A presidente também reclamou do atraso no repasse do convênio, assinado em dezembro, no valor de R$ 70 mil. "Estamos há três meses com os recursos atrasados", alegou, explicando que entregou a prestação de contas na Secretaria da Saúde em abril. Bierhals comentou ainda, que existem duas parcelas atrasadas referentes a março e abril, que não foram pagas, pois a solicitação de pagamento não existe na Fazenda. "É um problema burocrático. Assim que o pedido chegar, o pagamento será efetuado", disse. A presidente da Liga, confirmou que nenhuma informação foi repassada a instituição. “Sempre entregávamos a prestação de contas e o pagamento era automático. Nunca nos pediram para fazer solicitação alguma”, alegou.
A reunião contou com a participação dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero (PTB), Marcelo Kohlrausch (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (SDD), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT).
O que disseram os vereadores:
“A entidade passou por diversos órgãos e ninguém repassou a informação à Liga. Precisamos de um prazo definitivo, pois sabemos da dificuldade para continuar com os serviços”, vereador Leonardo Pascoal.
“Tentamos resolver os problemas. Nos reunimos ontem(10) para saber como estava a situação. Ficamos sabendo que tem o recurso disponível, mas fui surpreendida por esse empecilho”,vereadora Michele Pereira.
“Só votaríamos se o projeto estivesse claro e transparente”, vereador Marcelo Kohlrausch
“Falta de comunicação e informação total é inadmissível. Temos que cobrar de quem recebeu e assinou a prestação de contas e cobra-la. Mas no momento,basta saber que o recurso da Liga está garantido”, vereador Felipe Costella.
“Estamos no apoio total à Liga e nos preocupamos em votar os projetos, como qualquer projeto que seja para o bem da comunidade. Não há disputa política e nos preocupamos sempre em estar acompanhando e procurando resolver os problemas”, vereadora Bia.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156