Comissão de Saúde discute demandas com a Secretaria de Saúde
02/09/2014 - A Comissão de Saúde reuniu-se na tarde de hoje (02) com a secretária da Saúde, Ana Paula Macedo, a fim de trazer algumas demandas vinculadas à área. Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). Um dos questionamentos lançados pelos parlamentares, girou em torno da demora na realização de exames, em que muitos pacientes precisam aguardar por longos períodos, chegando até mesmo a esperar quatro anos por uma consulta ou exame. “É necessário permanecer tanto tempo em uma fila de espera para a realização de um exame”, indagou o vereador Leonardo Pascoal. Em resposta, Ana Paula explicou que em muitos casos os pacientes dependem de especialidades médicas diferenciadas e que algumas delas não estão disponíveis no município. “Vários casos necessitam ser encaminhados a Porto Alegre e como muitos pacientes da região metropolitana são deslocados. A fila tende a aumentar, o que faz com que a realização de exames específicos demore. Entretanto, buscamos entrar em contato com os pacientes para fazer um acompanhamento de caso”, disse.
Outros dois casos foram levantados pelos vereadores, que diziam respeito a um exame agendado para um paciente, cuja sua realização se dará em uma unidade de saúde na cidade de Sapiranga. Já a outra situação envolvia uma paciente que foi transferida de zona de atendimento por residir em numeração ímpar. Com relação ao primeiro caso, a secretária informou que vai conversar com a equipe, a fim de encontrar uma solução.
Quanto à outra situação, trazida pelo vereador Jaime da Rosa, a responsável relatou que existe uma demarcação de zonas, pertencentes a determinadas áreas de atendimento em saúde. “Cada equipe da saúde atua com um número específico de pacientes em cada território, totalizando um máximo de quatro mil pacientes e quando este número é atingido, o paciente é repassado para outra equipe”, relatou. A secretária colocou-se à disposição para maiores esclarecimentos e a Comissão continuará acompanhando as demandas municipais.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156