Cronograma de troca de postes de iluminação é tema de reunião da Câmara de Esteio
28/08/2013 - Na tarde de ontem (27) a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação se reuniu com representantes da AesSul, AGERGS e Poder Executivo, para tratar do cronograma de troca de postes de iluminação pública, podas em conflito com a rede elétrica e troca de lâmpadas. Segundo os vereadores, são inúmeras as reclamações por parte da comunidade de postes caindo, problemas nos fios de alta tensão, galhos de árvores emaranhados na fiação elétrica e que muitos dos requerimentos enviados pela câmara não são respondidos.
O coordenador de manutenção, Leandro Silva, explicou que o município conta, atualmente, com seis mil postes e falou dos programas de troca e planos de podas. “Até 2011, 70% dos postes eram de madeira. A empresa vem fazendo as trocas e até o final deste ano, a previsão é que o município tenha 45% dos postes de concreto”, garantiu. O coordenador afirmou ainda que em 2012 foram investidos R$ 55 mil reais no Plano de Podas, para trabalhos preventivos e emergenciais. Duas moradoras do bairro Novo Esteio Cláudia Cardoso Meurer e Geni Shneider pediram providências, relatando que uma praça do bairro se transformou em depósito de postes e que árvores que os moradores cuidavam foram derrubadas. “Gostaríamos primeiro de saber de quem são estes postes, se não são da Aessul, me desculpem os representantes, mas precisamos de providências. As crianças sempre brincavam ali, nos sentimos tristes de ver o que a gente sempre cuidou, sendo destruído”, disse Cláudia.
A Aessul disse não ter conhecimento do caso e irá averiguar a situação. Alessandra Kohowski, representante da Aes Sul disse que não é de interesse da empresa deixar a comunidade sob qualquer risco e que até o momento 11 dos 16 pedidos enviados este ano via ofício pela câmara, foram resolvidos. O vereador Leonardo Dhamer (PT) sugeriu que seja criada em Esteio uma Unidade de Atendimento da empresa concessionária. “Sabemos dos canais de comunicação disponíveis, mas acho que só vamos conseguir resolver a situação tendo uma central na cidade que atenda presencialmente a comunidade”, falou.
Alessandra disse que a intenção será levada aos superiores da empresa para ser analisada. O vereador Marcelo Kohlrauch (PDT), que presidiu o encontro, pediu à AES Sul para que dê prioridade aos postes que estão com problemas e disse que convocará uma reunião também com a presença de representantes das empresas de telefonia para que hajam soluções por parte de ambos os responsáveis. Além dos vereadores mencionados, participaram da reunião o presidente Jaime da Rosa (PSB), os vereadores Rafael Figliero(PTB), Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT),Harri Zanoni (PSB) Beatriz Lopes (PT), Felipe Costella (PMDB), o Secretário Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva, o Secretário do Meio Ambiente, Valmir Rodrigues e representantes da Aes Sul e AGERGS.
Mais fotos
Por Terezinha Bobsin.
registrado em:
Marcelo Kohlrausch