Vereadores ouvem comunidade da Olímpica e São José
26/07/2013 - O projeto "Câmara no seu bairro" esteve na noite de ontem(25), no auditório da Igreja Manancial de Vitória, ouvindo as comunidades dos bairros Olímpica e São José. A ação, que chega à terceira edição, é de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Jaime da Rosa (PSB), além dos vereadores, Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira (PT). Na oportunidade, com a presença dos secretários de Obras e Saúde, José Luiz da Silva e Jerônimo Paludo, respectivamente, os moradores aproveitaram para relatar situações nos postos de saúde, no Hospital São Camilo, com as obras da Corsan e sobre a lei que retirou a insalubridade das auxiliares de educação infantil e de inclusão.
O exemplo vem da moradora Benerenice Carbone, que informou sobre um buraco na rua Roquete Pinto, aberto pela Corsan, e que está causando sérios riscos de acidente. "É uma cratera", protestou. Também a moradora Simone Pinho relatou a falta de médico em alguns postos como o CAIC e o excesso em outros; a falta de psiquiatras e o atendimento do pediatra, que atende crianças somente até os 3 anos. "Se tiver três anos e meio, não é atendido", reclamou. Sobre as reclamações o secretário disse estar atento e está buscando soluções. Quanto a falta de médicos, devido ao salário baixo, não consegue que os profissionais se mantenham na cidade. "Foi aberto processo seletivo para 16 vagas, apenas seis se interessaram", informa Paludo.
Sobre a obra da Corsan, o secretário de Obras afirmou que há algumas semanas estão trabalhando com prazos e vai cobrar da empresa. Silva também garantiu que iniciou este mês a operação tapa buracos e que até o final de setembro haverá uma nova licitação para dar continuidade ao processo. A descentralização do Legislativo, através do Câmara no seu bairro, ocorre uma vez por mês e pretende que a comunidade conheça os vereadores, a rotina do Legislativo e que participe das discussões dos projetos que são analisados e votados em Plenário. Em todas as descentralizações, são abertos espaços durante a sessão para que os moradores possam se manifestar. "É a oportunidade dos moradores apresentarem as reivindicações de seu bairro, além de acompanharem de perto a sessão da Câmara", explica o presidente. Os vereadores já foram aos bairros Primavera e Novo Esteio. Segundo Rosa, até o final do ano, mais bairros serão contemplados.
Confira os próximos locais: Bairro Tamandaré: 20 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação de Moradores (Rua Osmundo Reupert, 233) Bairro Santo Inácio: 17 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola (Avenida Ernesto Dornelles, 695)
Mais fotos
Por Terezinha Bobsin.