26/06/2013 - Cerca de 200 moradores do Bairro Novo Esteio, que participaram ontem(25), à noite, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, do "Câmara no seu bairro", pediram solução para questões de saúde, meio ambiente e segurança. Durante atividade, promovida pelo Legislativo, a comunidade reivindicou a fiscalização e a celeridade das obras de esgotamento sanitário, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 1 e 2), realizadas pela Corsan. Segundo o representante da estatal, Abrão de Farias, a intenção é que seja inaugurada em outubro a primeira parte das obras de implantação do sistema, com a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e três elevatórias, bem como os 130 quilômetros de redes e ligações. "A rede ficará pronta até final de setembro; a elevatória e as obras no Centro Comunitário, em agosto", disse.
Sobre a segurança, os moradores reclamaram de arrastões durante a Expointer; a falta de sinalização de algumas vias, a exemplo da rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com a rua da Imprensa, devido ao grande número de acidentes, bem como solicitaram câmeras de videomonitoramento junto às escolas e creches. O atendimento no Hospital São Camilo e a morosidade da Central de Marcação de Consultas no agendamento de especialidades, e a falta de médicos, também estiveram entre as queixas dos moradores. O exemplo vem da moradora Lorena Nunes da Costa. Ela reclamou que foi mal atendida pelos profissionais da fundação é só melhorou depois de ser atendida por uma médica do Posto de Saúde do Novo Esteio. "Estava com a diabetes altíssima e os profissionais fizeram pouco caso", relatou. Também Oscar Oliveira, morador da rua Negrinho do Pastoreio, solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara fiscalize os encaminhamentos das consultas junto à Central, já que está aguardando a especialidade desde 2009. Já a moradora Geni Schneider reclamou do lixão na Praça da Conceição. De acordo com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, todos os pedidos serão encaminhados ao Executivo para análise.
O "Câmara no seu bairro" é uma iniciativa da Mesa Diretora, através dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira(PT) e visa aproximar o Legislativo da comunidade. "É a oportunidade que o cidadão tem de apresentar suas reivindicações, bem como de acompanhar de perto o funcionamento do Legislativo. Mesmo com o clima de manifestações, a Câmara de Vereadores não se furtou em manter o serviço, que vai seguir outros bairros durante todo o ano", disse o presidente, Jaime da Rosa. Durante o evento, o Grupo de Teatro da Escola Luiza Fraga, apresentou uma esquete.
Na oportunidade, os vereadores aprovaram o projeto, de iniciativa do Executivo, concedendo o uso de área junto à rótula da rua Santa Maria, dentro da Associação do Novo Esteio, à Corsan. A concessão visa a implantação das elevatórias ELE-2 e ELE-7, que farão parte do Sistema de Esgotos Sanitários. A matéria sofreu emenda da Câmara de Vereadores, garantindo, como contrapartida da estatal, a realizar a revitalização do campo de futebol de areia localizado na área; custear a elaboração de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, bem como adquirir os equipamentos para a implantação. A iniciativa é dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Harri Zanoni(PSB), Leonardo Pascoal(PP) e Marcelo Kohlrausch(PDT). Participaram também da sessão os vereadores Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB) e Leonardo Dahmer(PT), Jane Battistello (PDT), Michele pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB).
Confira os próximos bairros:
Bairro Olímpica: 25 de julho, às 19 horas, no Auditório da Igreja Manancial de Vitória (Rua Santana, 954)
Bairro Tamandaré: 20 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação de Moradores (Rua Osmundo Reupert, 233)
Bairro Santo Inácio: 17 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola (Avenida Ernesto Dornelles, 695)
Por Terezinha Bobsin.