Novo Esteio poderá ter linha para estação da Trensurb

Novo Esteio poderá ter linha para estação da Trensurb

Possibilidade está sendo analisada pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

24/04/2013 - Insatisfeitos com a irregularidade dos intervalos dos coletivos que fazem as linhas Novo Esteio e Claret/hospital São Camilo, conhecido como linha 7, os moradores do bairro Novo Esteio se reuniram hoje, dia 24, na Câmara de Vereadores, com a Comissão de Urbanização, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Rafael Figliero(PTB), com a concessionária Real Rodovias, Conselho de Trânsito e com o secretário de Segurança, Arno Leonhardt. Na oportunidade, os moradores se queixaram da alteração e extinção de itinerário, sem prévio aviso aos usuários.
Conforme o secretário Leonhardt, a linha faz um percurso de 46 km dentro de Esteio. Além disso, de acordo com o secretário, os veículos novos são maiores, equipados com câmeras de vídeo e acesso a cadeirantes, levam mais tempo para fazer o trajeto. "Nossa intenção com a mudança dos veículos foi de oferecer mais segurança e conforto aos usuários", disse. Também o secretário informou que a alteração na rota se deu em função da BR 116 estar sempre trancada, com grande difuldade de atravessar, correndo o risco de acidentes. "Decidimos, com apoio do conselho, mudar a rota, justamente para evitar acidentes", argumentou. Arno lembrou que com a implatação da bilhetagem eletrônica, que encerra dia 30, a secretaria de Segurança vem atendendo cerca de 100 pessoas diariamente e, partir desta adequação, a pasta vai passar a reformular as rotas. "Vamos pegar ônibus por ônibus e ver o tempo que leva em cada parada para que possamos fazer os ajustes", disse. O secretário anunciou, ainda, que está analisando a possibilidade implantação de uma linha somente para o Novo Esteio até o trem com uso de apenas uma passagem, após implantada definitivamente a bilhetagem. "O usuário que precisar se deslocar até o hospital, por exemplo, vai até o trem e com uma única passagem, pega outro veículo para o destino desejado", informou.
 
Os moradores reclamaram, ainda, a falta de informação destas alterações: "Não ficamos sabendo e acabamos ficando até uma hora na parada", disse Juliana Silveira, pedindo para que as paradas sejam identificadas. Sobre o assunto, o diretor da concessionária, Vilson Garcia, garantiu que todas as decisões foram tomadas em conjunto e que as informações estavam nos veículos. Ele lembrou, ainda, que a rota é paliativa e que todos os ajustes estão sendo analisados. O diretor solicitou, ainda, que dúvidas ou reclamações sejam enviadas para a transportes@esteio.rs.gov.br. Participaram ainda da reunião as vereadoras Beatriz Lopes(PT) e Jane Battistello(PDT), o integrante do Conselho de Trânsito, Marcos Viana e o diretor da Real, Delmir Konz.
 
Confira o novo itinerário da linha 7:
 
Sai do terminal, rua Papa paulo VI, Maracanã esquina, Maracanã, Arlindo Baierle, Aristides R.ferreira, Avnida rio Branco, Lobo da Costa, Agostinho C.Borba, Monteiro Lobato, Rua Silva Jardim, Ascendino Alves da Silva, Lobo da Costa, rua Padre Anchieta, Monteiro Lobato, BR 116, Viaduto padre Felipe, avenida Presidente Vargas, Hener de Souza Nunes, Dom Pedro, Fernando Ferrari, Padre Felipe, Celine Kroeff, Anchieta, Monteiro Lobato, retorna Monteiro Lobato, Aristides r.Ferreira, Arlindo Baierle, Maracanã, Papa Paulo VI e terminal.

Mais fotos

Novo Esteio poderá ter linha para estação da Trensurb
Por Terezinha Bobsin.