Frente inicia ações pela instalação do Centro de Eventos do RS em Esteio

Frente inicia ações pela instalação do Centro de Eventos do RS em Esteio


Moradores podem assinar petição virtual, que será encaminhada ao governador Tarso Genro.

13/05/2013 - A Frente Parlamentar pela Melhoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e da Estação Esteio do Trensurb deu início hoje(13), efetivamente, a campanha de mobilização para trazer Centro de Eventos do RS para o município. A frente, além de promover a integração e urbanização do Parque e da Trensurb, começou também uma campanha virtual, visando fortalecer o movimento. Para auxiliar, a comunidade pode acessar e assinar o documento, através do sitehttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=centroev, que será encaminhado ao governador Tarso Genro. A área é o Parque Assis Brasil, que já abriga a Expointer. "Esteio estaria no caminho de grandes negócios", defende o presidente da Frente, Leonardo Pascoal(PP), que tem apoio dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Beatriz Lopes(PT) e Rafael Figliero(PTB), também integrantes da Frente.  Além disso, uma faixa defendendo o projeto com a intenção de que o município sedie o Centro também estará sendo colocada em frente à Câmara de Vereadores. 
 
O Centro de Eventos do RS, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemayer, servirá para a realização de congressos, seminários, espetáculos culturais e outras atividades, mas ainda não tem local definido para sua instalação.
 
Algumas características do Centro de Eventos:
 
Capacidade total de pessoas sentadas: 10 mil (distribuídas em vários auditórios); - Auditório principal: 4 mil pessoas; 2,5 mil cadeiras fixas; Divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1,5 mil cadeiras avulsas; - Auditórios secundários: três salas para mil pessoas cada; - Salas de apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3 mil pessoas; espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3 mil refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social; - Pavilhão de Exposições: 26 mil metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento; - Praça de alimentação: 2 mil pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos - Estacionamento: 5 mil vagas; - Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados. Outros espaços necessários: - Cabines de tradução simultânea; - Almoxarifado; - Lounges; - Salas de imprensa e apoio; camarins; - Amplo palco para cenários e espetáculos culturais no auditório principal; Construção ecológica, estrutura para tratamento de resíduos, utilização de energias alternativas e reuso da água; - Acessibilidade universal; tecnologia de comunicação e informação (wireless, telefonia móvel, etc).
Por Terezinha Bobsin.