Frente inicia ações pela instalação do Centro de Eventos do RS em Esteio
Moradores podem assinar petição virtual, que será encaminhada ao governador Tarso Genro.
13/05/2013 - A Frente Parlamentar pela Melhoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e da Estação Esteio do Trensurb deu início hoje(13), efetivamente, a campanha de mobilização para trazer Centro de Eventos do RS para o município. A frente, além de promover a integração e urbanização do Parque e da Trensurb, começou também uma campanha virtual, visando fortalecer o movimento. Para auxiliar, a comunidade pode acessar e assinar o documento, através do sitehttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=centroev, que será encaminhado ao governador Tarso Genro. A área é o Parque Assis Brasil, que já abriga a Expointer. "Esteio estaria no caminho de grandes negócios", defende o presidente da Frente, Leonardo Pascoal(PP), que tem apoio dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Beatriz Lopes(PT) e Rafael Figliero(PTB), também integrantes da Frente. Além disso, uma faixa defendendo o projeto com a intenção de que o município sedie o Centro também estará sendo colocada em frente à Câmara de Vereadores.
O Centro de Eventos do RS, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemayer, servirá para a realização de congressos, seminários, espetáculos culturais e outras atividades, mas ainda não tem local definido para sua instalação.
Algumas características do Centro de Eventos:
Capacidade total de pessoas sentadas: 10 mil (distribuídas em vários auditórios); - Auditório principal: 4 mil pessoas; 2,5 mil cadeiras fixas; Divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1,5 mil cadeiras avulsas; - Auditórios secundários: três salas para mil pessoas cada; - Salas de apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3 mil pessoas; espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3 mil refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social; - Pavilhão de Exposições: 26 mil metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento; - Praça de alimentação: 2 mil pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos - Estacionamento: 5 mil vagas; - Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados. Outros espaços necessários: - Cabines de tradução simultânea; - Almoxarifado; - Lounges; - Salas de imprensa e apoio; camarins; - Amplo palco para cenários e espetáculos culturais no auditório principal; Construção ecológica, estrutura para tratamento de resíduos, utilização de energias alternativas e reuso da água; - Acessibilidade universal; tecnologia de comunicação e informação (wireless, telefonia móvel, etc).
Por Terezinha Bobsin.