Moradores do Parque Primavera pedem segurança no "Câmara no seu bairro"

Moradores do Parque Primavera pedem segurança no

     

03/06/2013 - A falta segurança foi a questão que predominou entre as reclamações dos moradores do bairro Parque Primavera, em Esteio, na noite da última terça-feira(28), durante a sessão do "Câmara no seu bairro", atividade promovida pela Câmara de Vereadores. A moradora da rua Orestes Pianta, Zelda Silva Freitas, disse que seis casas foram assaltadas em menos de 15 dias neste mês. Para ela, o grande problema é durante a noite. "Durante o dia passam viaturas da Brigada Militar, mas o problema todo ocorre durante a noite", informa. Também a vice-presidente do bairro Jardim das Figueiras, Janete Roos, lamentou a insegurança da comunidade. "Nosso bairro tem sido rota de fuga para quem sai do Primavera. Precisamos de policiamento ostensivo", reforça.

     A comunidade daquele bairro, a primeira a receber o Legislativo no projeto de descentralização, também relatou a falta de infraestrutura, a exemplo da falta de limpeza das ruas, incluindo os bueiros; acessibilidade para cadeirantes; calçamento; programa de recolhimento de animais; falta de médicos e problemas de atendimento no Hospital São Camilo. Os moradores aproveitaram para solicitar asfalto na rua Elvis Presley e quebra-molas nas ruas 8 de Março e 1º de Março, além de instalação de câmeras de videomonitoramento, objetivando inibir a onda de assaltos. Conforme o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), os pedidos serão levados ao Plenário e encaminhados ao prefeito. "Nosso objetivo, além de oportunizar aos moradores o conhecimento do que está sendo votado pelos vereadores, é que a comunidade possa apresentar as reivindicações do seu bairro. Na oportunidade, o secretário de Obras, José Luiz da Silva, que participou da sessão, respondeu aos questionamentos, destacando que o bairro está sendo monitorado e que, dentro de alguns dias, será iniciado um mutirão de limpeza. O secretário afirmou que é preciso um trabalho constante de conscientização sobre o descarte correto do lixo.
 
    Durante a solenidade, foram apresentados os alunos que ganharam medalhas no campeonato de boxe. "Em 2012, Rodrigo Alexandre Barco Alves se destacou nas primeiras competições no esporte, conquistando medalhas em disputas promovidas pela Federação Rio-Grandense de Pugilismo (FRGP). À época, ele foi destaque também no site do Ministério do Esporte",informou o professor Abílio Valdir Mendes Nobus. Ele explica que o jovem foi convocado para a seleção gaúcha que disputará o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico. A atividade também contou com a apresentação artística os alunos do projeto Mais Educação da escola Maria Lygia Haack, localizada no bairro. 
 
    Com o projeto da descentralização, os vereadores buscam estreitar os laços com os mais diversos setores da sociedade civil, visando, sobretudo, adequar as atividades legislativas aos anseios de toda a sociedade esteiense. A sessão descentralizada segue os mesmos moldes da sessão ordinária realizada no Plenário, com a apresentação de proposições, Grande Expediente, Tribuna Popular e Democrática e Ordem do Dia, com votação de projetos.
 
 
Confira os próximos bairros:
 
 Bairro Novo Esteio: 25 de junho, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Rua Agostinho Camilo de Borba, 456)
 Bairro Olímpica: 25 de julho, às 19 horas, no Auditório da Igreja Manancial de Vitória (Rua Santana, 954)
 Bairro Tamandaré: 20 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação de Moradores (Rua Osmundo Reupert, 233)
 Bairro Santo Inácio: 17 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola (Avenida Ernesto Dornelles, 695)

Mais fotos

Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Moradores do Parque Primavera pedem segurança no
Por Terezinha Bobsin.