31/05/2012 - Relatório da gestão municipal de saúde é debatido em audiência pública
A pedido da Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Leonardo Dahmer (PT), o secretário de Saúde, José Antônio Almeida Silveira, apresentou, em audiência pública, o relatório de Gestão Municipal de Saúde, relativo ao 4º Trimestre de 2011. Participaram também da reunião o vereador Jaime da Rosa (PSB), a diretora da fundação hospital São Camilo, Liege de Jesus e o assessor administrativo da secretaria de saúde, Marcelino Anflor.
Jaime da Rosa pediu esclarecimentos sobre o alto número de óbitos no hospital São Camilo, além fo elevado número de cesáreas pelo SUS - 39 - cesáreas que foram realizadas em janeiro, contra 72 por convênio no Hospital São Camilo. Segundo o secretario já ocorreram melhorias, a exemplo da vacinação nos idosos, o que reduziu a mortalidade. Quanto as cesáreas, Silveira explica que os parâmetros são mais rígidos pelo SUS e dentro dos convênios não. “Não é por qualquer dor que o SUS deve fazer uma cesárea, já nos convênios existe uma certa liberdade. Para realizarmos uma cesárea pelo SUS é preciso saber qual a necessidade, pois esse não é o modo natural de ter uma criança” disse. O secretário aproveitou para explicar que ocorriam 45 óbitos por mês e, atualmente, baixou para 30.
As demoras em cirurgias ortopédicass e a quantidade de fichas distribuidas, além do longo tempo de espera nas filas no Posto do Novo Esteio, bem como a demora na entrega dosexames de raio x também foram alvo de questionamento dos vereadores. Silveira explica que os atendimentos para procedimentos de baixa e média complexidade são feitas em Esteio e as de alta complexidade são realizadas no hospital Nossa Senhora das Graças em Canoas. Segundo Silveira são colocadas a disposição 30% das fichas da unidade de saúde somente para os idosos. "Em qualquer dia da semana e qualquer hora os idosos podem solicitar a ficha, sem concorrer com o restante da população pelas fichas", salientou. “Como todos os exames são complementos da consulta, o médico vai solicitar, se necessitar vai solicitar para confirmar o diagnóstico. A questão da urgência é relativa, logo será aperfeiçoado", garantiu José Silveira. A diretora do hospital destacou que, se o caso do paciente for tão complicado, o médico pode solicitar o filme do raio x e após 48 horas a pessoa pode pegar o laudo.
O secretário aproveitou para informar que a partir da próxima semana, o posto da Claret terá uma nova ginecologista , que atenderá três dias por semana. "A secretaria está contratando seis médicos para trabalhar na saúde da família, sendo quatro para 40 horas semanais e dois para 20 horas, nos postos: Planalto, Novo Esteio, Pedreira e Caic.
Por Daniela Molon estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156