23/03/2012 - Andarilhos: Assistência Social deve intensificar abordagens no Centro de Esteio
Do encontro, participaram também os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS) e Michele Pereira (PT), além do promotor de justiça André Mac Donald, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues, do Comandante da 34º BPM, Andreis Dal Lago, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), Léa Silva e do diretor da secretaria de Segurança, Luiz Terra.
A coordenadora do CREAS explicou que foram retiradas algumas famílias das ruas, através de projetos sociais, mas relata que o processo é lento devido a resistência dos mesmos. “O nosso trabalho é cuidar das pessoas em situação de rua. Abordamos e acompanhamos essas pessoas para que sejam encaminhadas para um local propício. Além disso, pessoas que correm risco de vida ou aquelas que podem colocar a vida dos outros em perigo, são encaminhadas aos alugueis sociais. Também entregamos kits de alimentos” disse.
O promotor lembrou a Constituição Federal , ressaltando o direito de ir e vir de qualquer cidadão. "Entretanto é preciso que as denúncias sejam formalizadas. Precisamos saber quem são exatamente as pessoas que furtam para tomar as medidas necessárias”, informou.
Para o comandante do 34º BPM, ainda não chegou ao conhecimento da Brigada que algum andarilho tenha praticado furto no centro. "É preciso fazer o registro na delegacia. “A partir do registro na polícia podemos verificar quem comete os delitos", disse Andrei. O comandante aproveitou para divulgar o número 96784008 para que a comunidade possa fazer a denúncia e por e-mail: 34bpm-comunidade@brigadamilitar.rs.gov.br . O presidente da Comissão de Segurança, o vereador Luiz Duarte, vai buscar junto às assistentes sociais o número de abordagens realizadas após a audiência pública para subsidiar uma possível nova reunião.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156