11/09/2012 - Jovane Guissone conquista ouro inédito na esgrima paralímpica

 

Jovane Guissone conquista ouro inédito na esgrima paralímpica
O esgrimista esteinse Jovane Guissone garantiu uma medalha de ouro inédita para o Brasil, na esgrima paraolimpíca (cadeira de rodas, na prova espada,  no último dia 5, nas Paraolimpíadas 2012, em Londres. O gaúcho, que entra para o RankBrasil, Na final da esgrima em cadeira de rodas, categoria espada individual, o brasileiro venceu Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, em uma disputa muito equilibrada.
Depois de um começo irregular na fase de classificatória de sua primeira Paraolimpíada, Jovane melhorou seu desempenho nas eliminatórias e chegou à final após três vitórias consecutivas.
"Esse combate foi meu melhor momento. Tive iniciativa, coragem e não perdi meu foco e a humildade. Mantive a calma, relaxei, não deixei o adversário ter o controle da luta. Não posso explicar o que estou sentindo. Estou muito feliz, muito mesmo", disse o esgrimista, que dedicou a medalha ao filho de 10 meses.
Guissoni, que tem 29 anos, perdeu o movimento das pernas em 2004, quando foi atingido por um tiro nas costas, ao reagir a um assalto. Jovane começou na esgrima em 2008, revelando suas habilidades e mostrando que é possível superar limites físicos.

Sua história de recordes começou antes de Londres. No ano de 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima adaptada, em uma competição internacional. O paratleta foi bronze na modalidade espada, na Copa do Mundo de Montreal, no Canadá. Neste ano, melhorou seu desempenho e ficou com a prata na Copa de Malchow, na Alemanha.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156