09/11/2012 - Encerra-se hoje a mostra sobre Che Guevara
A mostra sobre um dos mais famosos revolucionários socialistas da história, o argentino Ernesto Guevara de La Serna, conhecido por Che Guevara, que se iniciou na segunda-feira, 5, encerra-se hoje(9), à noite na Cãmara de Vereadores de Esteio. A ideia, de iniciativa do gabinete do vereador Leonardo Dahmer (PT), é destacar a morte do revolucionário, sua trajetória política e histórica. Além de recordar a sua participação nos movimentos de libertação da América Latina, esta mostra pretende trazer os valores de solidariedade e fraternidade defendidos por Che?, salienta Dahmer.
Com o tema "Mulheres na Revolução Cubana", a mostra contará com exposições fotográfica sobre a participação das mulheres nos processos políticos de Cuba, sobre Che Guevara e países da América Latina, além de um espaço destinado para exibição de documentários sobre a realidade latino-americana.
Che Guevara
Ernesto Guevara de La Serna ou simplesmente Che Guevara, médico, guerrilheiro, teórico revolucionário e estadista. Além de ser o latino-americano mais famoso do século XX. Também se destacou como personagem universal devida a sua atuação na Revolução Cubana de 1959 e nos anos que a seguiram. Argentino, como Eva Peron, seu nome extrapolou os limites da ilha de Cuba, identificando-se com o movimento de descolonização do Terceiro Mundo. Mesmo quando o mundo ocidental tremia com as informações sobre execuções no Paredon. A imagem de Che, o humanista, o homem que dedicou sua vida a libertação dos povos, nunca foi abalada. Criado em meio a princípios socialitas, sua consciência política foi construída pela miséria e pela subordinação imposta à América Latina. O fato que o fez sentir repulsa pelo imperialismo, além de tê-lo transformado num revolucionário na concepção e na essência da palavra.
Em 9 de outubro de 1967 foi preso e executado por soldados bolivianos na cidade de La Higuera. Em 1997 seus restos mortais foram encontrados em uma vala junto a outros corpos. Porém, mesmo depois de sua morte, a imagem de Che contribuiu para o surgimento de uma referência internacional, cultuada por todos aqueles que ainda acreditam que pode existir um mundo de igualdade e paz.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb 7156