05/07/2012 - Presidente da Câmara participa de anúncio de policiamento comunitário para Esteio

Presidente da Câmara participa de anúncio de policiamento comunitário para Esteio


Projeto está tramitando nas Comissões Permanentes

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Esteio a proposta para implementação do Projeto Piloto de Policiamento Comunitário em âmbito municipal. A ideia, conforme o secretário de Ações e Segurança Pública, Arno Leonhard, é a implantação de dois núcleos de policiamento comunitário e de um novo Território de Paz, no Bairro São José, bem como no Parque Primavera, onde já funciona o Território da Paz, financiado pelo Pronasci. Com a ação,  a cidade passará a ser a primeira da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a quarta do Estado, a ter o projeto de integração entre polícia e comunidade, através do RS na Paz. O presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB), que participou do anúncio da implementação na Prefeitura na última quarta-feira, está comemorando a iniciativa. “É a forma de evitar e enfrentar a violência que assola, não somente o município, mas todo o país. A ação vai aproximar as polícias da comunidade”, destaca.

Conforme o Executivo, serão investidos R$ 150 mil para o projeto em Esteio, com expectativa de instalação em setembro. Os recursos serão utilizados na aquisição de duas viaturas e equipamentos de uso dos policiais, que receberão uma bolsa para alugar um imóvel no seu local de atuação.

O Território de Paz no bairro São José receberá recursos do Governo Estadual. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Estado para a instalação será feita em data a ser confirmada. O RS na Paz é o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, que integra o trabalho de 13 secretarias estaduais, Banrisul e CEEE para prevenção e gestão da segurança.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156