0/10/2012 - Conheça os vereadores da Câmara de Esteio para 2013

Conheça os vereadores da Câmara de Esteio para 2013
Vereadores Reeleitos:
Felipe Costella(PMDB), natural de Esteio, foi o mais novo vereador, então com 23 anos, a assumir o Legislativo em 2009. Filho do ex-presidente da Câmara e chefe de Gabinete do deputado estadua Marco Alba, Juvir Costella e sobrinho do vice-prefeito , Fladimir Costella, Felipe reafirma sua luta pela comunidade. . "São dois grandes exemplos que tenho e, com certeza, ouvir suas experiências será o rumo certo a seguir nessa caminhada". Felipe Costella afirma que o foco tem sido a saúde, a cultura, o esporte, lazer e a segurança. "Tenho vontade e garra que a juventude oferece e pretendo dedicar isso a um trabalho voltado para o bem comum", diz. Acadêmico de Biomedicina na Ulbra/Canoas, o vereador inicia em 2013 seu segundo mandato. "Quero aproveitar para reafirmar meu compromisso com a cidade e informar aos esteienses que a Câmara de Vereadores e meu gabinete estão sempre abertos para as demandas da comunidade".  Felipe, que neste ano é presidente da Câmara de Vereadores,  foi eleito com 2.187 votos.
Harri Zanoni (PSB), Ari da Center, como é conhecido,  55 anos, veio para Esteio em 1979 para trabalhar. Aqui constituiu família e construiu seu patrimônio. Decidiu concorrer a vereador em 2008 por acreditar que a política pode ser séria, se for desenvolvida por pessoas interessadas em trabalhar de forma correta. " Esteio, apesar de tudo, é uma cidade tranquila, de pessoas hospitaleiras e que merece crescer mais. Desejo mostrar que é possível realizar algumas metas, sendo que a primeira é não me corromper. Não fiz promessas, o que quero é ajudar a organizar o município", garante. O foco de seu trabalho será o fortalecimento do comércio no Centro de Esteio. Reeleito em 2012, Ari vai para seu segundo mandato. "Minha atuação no Legislativo tem sido forte no sentido de fiscalizar as ações da administração municipal, bem como solicitar e cobrar providências aos diversos problemas que nosso município enfrenta", diz. A cobrança de providências vai desde o fechamento de buracos nas ruas até o a solicitação de cópias de documentos de licitações e compras do Poder Executivo. Dentre os projetos de iniciativa do vereador destacam -se a Lei da Ficha Limpa, que se encontra em tramitação na Câmara e o passe livre para portadores de doenças crônicas. Harri Zanoni foi eleito com 1.437 votos.
Jaime da Rosa Ignácio (PSB), 52 anos,  casado com Maria da Graça Ignácio, tem dois filhos Jeferson e Willian, e uma neta de 11anos, nasceu em Rosário do Sul e veio para Esteio aos 16 anos. Trabalhou desde cedo como cobrador de ônibus até se tornar metalúrgico e passar a fazer parte do movimento sindical. Até 1995 não havia tido contato com a política partidária mas a convite passou a integrar o PSB. "O que me  levou à Câmara de Vereadores foi o desejo de ver mudar a mentalidade da população com relação à coisa pública. O bom legislador é aquele que desenvolve projetos e fiscaliza. Acredito que teremos, nos próximos quatro anos, um bom governo. Vou fazer uma oposição responsável, mas questionadora", ressalta. Jaime da Rosa, que está em seu quarto mandanto consecutivo, há quatro anos está como presidente da Comissão Permantente de Finanças e Orçamento, e também como integrante da Comissão de Transporte e Habitação.  Neste último ano, entre as propostas apresentadas que se destacaram, Jaime conseguiu aprovar projetos de lei reduzindo as diárias do prefeito em 50% e iniciou a discussão para acabar com as diárias dos vereadores. Além disso, apresentou um projeto de emenda repassando R$ 200 mil para a fundação de saúde Pública Hospital São Camilo e R$ 101 mil para compra de equipamentos para a Unidade de Saúde do Parque Tamandaré - em construção. Jaime foi reeleito com 1363 votos.
Jane Battistello (PDT), 55 anos Há 40 anos em Esteio, Jane saiu de sua terra natal, Bento Gonçalves em busca de uma vida nova. "Quis construir uma vida melhor para mim e minha família que eu construiria. Esteio foi a cidade que me acolheu. Sempre vi nesta cidade uma terra com pessoas acolhedoras, de um povo tranquilo e que oferecia uma qualidade de vida como poucas", disse. Durante 16 anos Jane atuou como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores, e, a experiência amadureceu a ideia de concorrer a uma vaga no Legislativo.” Conheço Esteio em seus mais diferentes pontos e sei bem de suas carências. Sei que, sozinha, não conseguirei mudar o quadro da cidade, mas com apoio  da comunidade, tenho certeza que mudaremos nossa realidade". Jane foi reeleita para o segundo mandato com 1.220 votos.
Leonardo Dahmer (PT).Vereador mais votado na história da cidade, Leo Dahmer tem 31 anos e nasceu em Esteio. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS. Descendente de imigrantes alemães, tem sua origem numa família de agricultores. Leo conhece desde pequeno os problemas das comunidades mais carentes. Nasceu e até hoje mora na vila Navegantes. Tornou-se liderança comunitária e passou a se envolver na luta pelo fim das enchentes e pela urbanização da sua região. Na juventude, participou ativamente da Comunidade Luterana Bom Pastor. Envolveu-se em grupos de juventude, dança folclórica alemã e festas culturais. Cursou mecânica industrial na Escola Técnica Liberato e teologia na Escola Superior de Teologia. Nesse período, trabalhou como metalúrgico em Porto Alegre e também no Polo Petroquímico. Aos 17 anos começou sua militância política no Partido dos Trabalhadores. Em 2008, aos 27 anos concorreu pela primeira vez e foi eleito vereador com 1.195 votos, sendo o mais votado do PT em Esteio. Seu primeiro mandato foi marcado pela participação popular. Entre as ações que realizou como vereador ganham destaque as lutas pela ampliação do ensino técnico, pela educação, pela urbanização das vilas, pelas obras de infraestrutura e mobilidade urbana e pela cultura. Nos quatros anos de mandato, seu trabalho esteve articulado com os deputados Raul Pont e Ronaldo Zulke e com o prefeito Gilmar Rinaldi. Leo mostrou que é possível fazer uma nova política, renovada, cheia de atitude e vontade, comprometida com os interesses da população.
Michele Pereira (PT). Natural de Esteio, 34 anos é formada Bacharel em Direito pela Unisinos. Trabalhou como carteira e atualmente está em licença não remunerada da Corsan. No ano 2000 aos 22 anos, Michele foi eleita a vereadora mais jovem da história da cidade, e desde o início mostrou disposição para trabalhar em parceria com a comunidade. Com a AMPAG (Associação dos Moradores que circundam o Parque Galvany Guedes), colaborou na recuperação do Parque Municipal, que estava em total estado de abandono. Atualmente o Parque abriga a Sede do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane, que além de zelar pelo espaço realizam um importante trabalho de conscientização ecológica e social. Em 2004, foi reeleita com a maior votação já alcançada por uma parlamentar do Partido dos Trabalhadores, culminando na parceria com a ADEVIC, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas, que atende moradores de Esteio, auxiliando-os a ter uma vida com maior independência, resgatando a dignidade do ser humano. Em seu terceiro mandato,  Michele Pereira marcou a história do Partido dos Trabalhadores, por ser a primeira parlamentar do PT a chegar a um terceiro mandato consecutivo e a primeira petista eleita para presidir o Legislativo Municipal. Na sua gestão como Presidente atuou com determinação para o fortalecimento do Poder Legislativo, inaugurando a primeira sede própria da Câmara Municipal e buscando a aproximação com a comunidade. Atualmente Michele desempenha a função de Líder de Bancada do PT na Câmara, Presidente da Comissão Permanente de Constituição Justiça e Redação, Michele presidiu as Audiências Públicas que resultaram nas Leis do Estatuto dos Servidores Públicos e do Prev-Esteio, organizadas em uma Cartilha e distribuídas a todos os funcionários municipais permitindo um melhor conhecimento da Legislação que rege desde o contrato de trabalho até a aposentadoria. Michele é proponente para a instalação das Academias da Saúde em toda a cidade. Por esta história a vereadora Michele Pereira, foi reeleita para o quarto mandato alcançando 1.457 votos.
 
Novos vereadores:
Rafael Figliero (PSB), 34 anos, graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Unisinos,  é casado com Ana Paula há cinco anos. Natural de Esteio, filho de Sérgio e Najá Figliero, é integrante do PTB, partido pelo qual concorreu a primeira vez a uma cadeira no Legislativo no pleito de 2008.Naquele ano, Rafael conquistou 999 votos, ficando como primeiro suplente. Neste ano, obteve 1852 votos, sendo o candidato mais votado entre os novos vereadores.
Ganhou grande respeito e projeção frente à secretaria de Comunicação da Prefeitura de Esteio e, mais tarde, como secretário Municipal de Arte e cultura, também em Esteio. Decido e com vontade de mudar, Rafael Figliero tem como projetos a criação de uma parceria público privada, visando a instalação de restaurante popular para moradores de rua cadastrados, bem como a ampliação de recursos destinados à Cultura. Rafael Figliero será o único representante do Partido Trabalhista Brasileiro na Câmara de Esteio.
Leonardo Pascoal(PP) tem 22 anos e é Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil. Já atuou como professor de Metodologia Científica no Colégio Coração de Maria, em Esteio, onde idealizou e presidiu a FEICCOM/FEMUCI, umas das maiores feiras de iniciação científica do RS. Foi também o responsável por coordenar a criação da RIGAME - Rede Integrada de Gestão Ambiental do Município de Esteio. Filiado ao Partido Progressista desde os 16 anos, Leonardo já ocupou a presidência da Juventude Municipal e do Diretório de Esteio, e se torna o mais novo representante do PP na Região Metropolitana. Foi eleito com 1.274 votos.
Marcelo Kohlrausch Pereira (PDT), 43 anos, advogado, casado, pai de três filhos, há 12 anos é vice - presidente jurídico da ACISE. Já conquistou o troféu mérito empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, há oito anos é colunista do Jornal Destaque. Em 2006 publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário Municipal de Habitação de Esteio, coordenando  o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Marcelo foi eleito com 1748 votos.
Beatriz  Lopes (PT), 47 anos nascida em Esteio, mãe de dois filhos e  27 anos de Magistério, sendo que 23 anos no município de Esteio. Formou-se em Pedagogia com ênfase em Supervisão Escolar. Foi professora de séries iniciais e Educação Infantil. De 2006 a 2008 foi vice Diretora da CEMB Flôres da Cunha. Atualmente exerce o cargo de Dretora Técnico Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Beatriz foi eleita com 970 votos pelo PT.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156