31/08/2011 - Expointer 2011: Câmara participa de Interiorização do governo estadual

Expointer 2011: Câmara participa de Interiorização do governo estadual

 

O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), participou na tarde ontem (30) de uma reunião de trabalho com o governador, Tarso Genro, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, parte do secretariado estadual e outras autoridades. A sétima edição do projeto de Interiorização do Governo do Estado aconteceu no Restaurante Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer 2011.

 
“A interiorização significa um contato direto com a comunidade visitada, prestar contas e receber demandas”, iniciou Tarso Genro. Já o vice-governador, Beto Grill, destacou que “a região metropolitana tem importante expressão na economia gaúcha, mas também apresenta muitos problemas urgente, entre eles, a mobilidade urbana”.
 
“Atender a comunidade e divulgar ações em uma reunião de trabalho aberta como esta realmente aproxima o governo da comunidade local”, salientou Duarte. Rinaldi também parabenizou o governador e sua equipe, mas aproveitou para entregar uma carta reivindicando agilidade na desapropriação de mais de mil famílias que moram às margens da RS-118 para acelerar o processo de duplicação da rodovia. O documento foi elaborado em parceria com o Executivo sapucaiense e entidades dos dois municípios. Além disso, foi solicitado ao governador o desassoreamento do canal da Corsan entre os bairros Vila Osório e Novo Esteio, medida que evitaria alagamentos na região. Durante o evento, Tarso Genro assinou decretos de medidas e recursos em benefício da agricultura familiar, pecuária e suinocultura. Entre as iniciativas, vale destacar a isenção de ICMS de produtos provenientes de produtores familiares para a merenda escolar.
 
Recursos para Esteio e região
 
O secretário da Educação, José Clovis Azevedo, anunciou investimentos em duas escolas de Esteio, a Escola Especial Padre Reus (R$ 153 mil) e a Escola Estadual Bairro do Parque (56 mil). Além dessas, uma escola de Sapucaia do Sul e seis de São Leopoldo foram beneficiadas.
 
Marcel Frison, secretário de Habitação, confirmou o início de obras de substituição de 25 mil metros de rede de água nas cidades de Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio (sete mil metros). A intervenção, que será realizada pela Corsan com recursos do BNDS, deve beneficiar 50 mil famílias. O prazo de execução é de um ano.
 
Ainda foi anunciado o repasse para o município de uma área com seis hectares, no Bairro Esperança, que pertencia a extinta Cohab para processo de regulamentação fundiária, beneficiando 219 famílias. O vereador Leonardo Dahmer (PT) também participou do encontro.

Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Expointer 2011: Câmara participa de Interiorização do governo estadual
Expointer 2011: Câmara participa de Interiorização do governo estadual