25/08/2011 - Câmara de Esteio lembra 50 anos da Legalidade

Câmara de Esteio lembra 50 anos da Legalidade


Com a intenção de trazer à tona a memória e a história da Campanha da Legalidade, que completa 50 anos hoje(25), a Câmara de Esteio estará expondo no Saguão durante o mês de agosto, um banner, disponibilizado pelo PDT do município, além de recortes de jornal, contando um pouco da trajetória do movimento. 

História: A "Campanha da Legalidade" foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob a  influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei.

 Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango (como João Goulart ficou conhecido). Brizola falava ao povo pela Rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a rede da legalidade. Os discursos de Brizola eram transmitidos a partir de um estúdio montado no porão do palácio, sob orientação do engenheiro Homero Simon, que cuidou para que rádios do interior retransmitissem a programação. Em ondas curtas, a legalidade alcançava ouvintes em outros estados.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

registrado em: