24/11/2011 - Postes de energia elétrica são tema de reunião da Câmara de Vereadores de Esteio

Postes de energia elétrica são tema de reunião da Câmara de Vereadores de Esteio

   A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Esteio realizou na tarde de hoje(24), no Plenário, uma reunião com a empresa concessionária de energia elétrica AES Sul e com a Agência Reguladora do Estado do RS (Agergs). Na pauta problemas com postes de energia elétrica na cidade e a falta de respostas aos questionamentos da Câmara à empresa AES Sul. A reunião, agendada pelo presidente da Comissão, Harri Zanoni(PSB), pretendeu, também, estreitar o relacionamento da empresa com os vereadores.
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB),  exemplificou que na avenida João Paulo I, no bairro Santo Inácio, um poste corre o risco iminente de cair. "Qualquer temporal mais forte vai causar a queda do poste, que ainda é de madeira",diz. Sobre o assunto, o Coordenador de Operações de Canoas, Cézar Ricardo Menezes, garantiu que fará um levantamento no local para verificar a gravidade do problema. Além disso, conforme o coordenador,  houve um grande investimento e de custo com a mão-de-obra. "A empresa tem investido na troca de postes de madeira por concreto, mas a demanda é muito grande. Recentemente trocamos os postes ao redor ao Parque Assis Brasil, colocando, inclusive, chaves telecomandadas, que são comandadas por outra alimentadora", informou.
    De acordo o vereador Jaime da Rosa (PSB), existem vários postes com risco de queda na cidade, mas entende que a empresa deve resolver o problema em um prazo mais curto. Já para o presidente da Comissão, Harri Zanoni, é preciso prevenção para garantir tranquilidade e segurança para os moradores. Zanoni destacou, ainda, que o problemna segue em várias ruas, a exemplo da rua soledade. "Tem um que foi instalado em parte da rua, quando deveria estar na calçada", alerta. Para o coordenador, os postes de madeira são tão resistentes quanto os de concreto, porém, este último deixa a rede mais resistente. "Observamos uma grande melhora em Esteio, especialmente com a substituição de postes e o telecomandado. Vamos melhorar ainda mais", destaca Menezes. O coordenador ressalto, ainda, que o investimento deste ano é de R$ 1.800 mil. 
    O representante da Agergs, Mário João Kliemann, disse que a agência fiscaliza e media todas as questões e explicou que as pessoas interessadas em denunciar podem entrar em contato, gratuitamente, com a ouvidoria através do número  0800.9790066.
    A empresa AES Sul tem a concessão dos municípios de Esteio, Sapucaia do sul, canoas e Nova Santa Rita há 12 anos. A concessão é de 30 anos. Participaram da reunião as vereadoras Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156