23/08/2011 - Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Desenvolvimento de Gravataí

 Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Desenvolvimento de Gravataí

 

    A Comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores de Esteio, representada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravataí, Sérgio Cardoso, na tarde desta quinta-feira (17). Em pauta, um assunto que interessa aos dois municípios: a bacia do Arroio Sapucaia. Na oportunidade, os vereadores informaram ao secretário que a comissão debateu com representantes da Refap, na última semana, o problema das enchentes causadas pelo Arroio Sapucaia, que afetam diretamente os moradores de comunidades ribeirinhas como São José, Três Marias, Navegantes, Vila Nova e Ezequiel, entre outras. "Nossa intenção  é buscar uma solução conjunta com apoio de todas as entidades e empresas envolvidas diretamente com a situação dos nossos arroios", destacam.

Segundo Cardoso, em 2005 o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS realizou um estudo que apontou nove bacias de contenção para o Arroio Sapucaia. “Com tantos projetos de urbanização em Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia, Esteio e região, é preciso que os governos se preocupem onde estes arroios vão desaguar”, comentou o secretário, que é geólogo e acompanha a discussão há algum tempo. Ele ainda acrescentou, ainda que “na época do estudo foi firmado um acordo de cooperação entre os prefeitos, mas nada foi feito e com o tempo o debate se perdeu”.

Ações conjuntas

Segundo Leo Dahmer, é preciso agir em parceria, planejar e agir de acordo com os Planos Diretores das cidades, pensando numa lógica conjunta, ou seja, Gravataí (onde nasce o arroio Sapucaia), Sapucaia do Sul (nascente do arroio Esteio), Canoas (arroio Guajuviras) e Refap (onde os arroios se encontram).  “Propomos um debate para que todos os envolvidos exponham suas ideias”, explica o vereador. Segundo Cardoso, é importante recomeçar o diálogo com base nos estudos já feitos: “não precisamos sair do zero, com o material em mãos damos o primeiro passo”, comenta. A Comissão deve contatar nos próximos dias os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul e, confirmada a participação dos mesmos, marcará a data para o primeiro encontro. 

 

Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

 Comissão de Urbanização se reúne com secretário de Desenvolvimento de Gravataí