21/09/2011 - Vereador participa de reunião do comitê de acompanhamento das obras da região

Vereador participa de reunião do comitê de acompanhamento das obras da região


A Câmara de Vereadores de Esteio, através do vereador Leonardo Dahmer (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (16), da reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, na sede do DNIT, em Porto Alegre.

O encontro foi de retomada para o grupo de trabalho (composto pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT), representantes do DNIT e das cidades onde as obras estão em andamento), que desde a veiculação de notícias polêmicas envolvendo o órgão não se reunia. “Estávamos aguardando o melhor momento para voltar a discutir e acompanhar o andamento das obras. Precisamos retomar o calendário”, afirmou Zulke.

Atualmente, o Comitê trabalha com as obras da BR 116, da ERS 118, ERS 010 e extensão do Trensurb e segunda ponte do Guaíba, entre outras.

 

Rodovia do Parque

Entre os assuntos abordados, o que tomou mais tempo foi o caso da BR 448, que apresenta alguns ‘entraves’, segundo o superintendente regional adjunto do DNIT, Pedro Luzardo Gomes: “a obra esteve quase um mês parada, por conta das chuvas, mas o trabalho já foi retomado”. Ele comentou ainda que há um valor de R$ 75 milhões disponíveis até o final deste ano.

Ainda existe a questão da remoção de famílias da Vila Dique, no lote 3, em Canoas. “estamos enfrentando dificuldades para acertar o reassentamento de 600 famílias. Não há como incluí-las no programa Minha Casa Minha Vida, pois são pessoas que não têm nem luz elétrica, não podem pagar por uma casa”, argumentou Joceane Gasparetto, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas.

Conforme Zulke, “o problema é convencer as autoridades federais que a retirada das famílias é uma exigência ambiental e que é urgente. Será preciso repassar recursos e dar suporte jurídico para esse assunto, pois do contrário a obra perde o ritmo”. Ele ainda destacou que é possível manter a previsão de conclusão da obra para dezembro de 2012: “acredito que, no máximo, e, abril de 2013 a BR 448 estará pronta”. O deputado afirmou que deve se reunir com Roger Pêgas, atual responsável pelo acompanhamento das obras rodoviárias do PAC para levar as demandas da região, especialmente a questão do lote 3 da Rodovia do Parque.


Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


 

Mais fotos

Vereador participa de reunião do comitê de acompanhamento das obras da região
registrado em: