20/10/2011 - Vereadores recebem relatório de gestão da Saúde
O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella (PMDB), juntamente com os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Helle (PPS) e Jane Battistello (PTB), se reuniu, na tarde desta quinta-feira (20), com representantes da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, e da Fundação de Saúde São Camilo de Esteio.
Marcelino Anflor, presidente do Conselho de Saúde, iniciou expondo o relatório financeiro: “o município investiu, de abril a junho deste ano, 31,52% de seu arrecadamento em saúde pública”. Ele ainda explicou que o Estado não tem cumprido com a contribuição que lhe cabe, de 12%, e que o município tem sofrido: “apesar disso, o índice está compatível”.
Felipe Costella destacou a adição de tabelas específicas sobre o atendimento na Fundação, item que não constava nos relatórios anteriores: “assim podemos avaliar melhor e ter informações mais precisas”. Segundo ele, o número de internações se manteve, já as cirurgias aumentaram (de 279 para 350). Anflor argumentou que essas notificações não apareciam antes porque eram contabilizadas juntamente com os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde.
A vereadora Therezinha questionou como funciona o procedimento para a realização de uma cirurgia: “é mesmo tão demorado como as pessoas comentam?” O secretário da Saúde, José Silveira, explicou que é necessário passar pelo atendimento na rede básica de saúde e receber encaminhamento para um especialista, após a consulta são realizados os exames e é recebido o diagnóstico e depois é preciso aguardar uma colocação na agenda do médico. “Isso acontece com cirurgias eletivas. Em casos de câncer, por exemplo, o paciente não enfrenta esse processo”.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156