17/11/2011 - Comissão de Urbanização propõe alternativa para mudança na Rua Tri Campeão
Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), que compõem a Comissão de Urbanização, juntamente com os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Luiz Duarte (PTB), se reuniram com representantes do Executivo na tarde desta quarta-feira (16), para tratar sobre a mudança de mão da Rua Tri Campeão do Mundo, que tem gerado polêmica.
Segundo Leonardo Dahmer (PT), depois de alguns debates com a Secretaria de Trânsito, a comissão decidiu levar a discussão adiante porque a medida deve ser pensada amplamente, uma vez que a rua interliga bairros e, futuramente, servirá de acesso a Avenida Beira Arroio. “Não adianta discutir se vai ser mão única ou dupla, ou somente proibir o estacionamento, mas apontar uma alternativa para isso”, destacou Dahmer.
O vice prefeito, Fladimir Costella, salientou que quando a via foi repavimentada, já haviam solicitações de mudança por parte dos moradores e que para o Executivo, o trânsito no local melhorou: “Sabemos que a Tri Campeão é um problema antigo e não acho que o transtorno seja tão grande. É uma questão de adaptação”, diz. O vereador Harri Zanoni concorda: “a gente escuta muita reclamação da população, mas acredito que seja só até se acostumar”.
Fabiana Guazina, da Secretaria de Educação, entregou a comissão um abaixo assinado com 326 assinaturas de pessoas da comunidade da Escola Infantil Raio de Sol, que fica na Rua Tri Campeão. Segundo ela, as principais reclamações ficam por conta dos danos em carros estacionados e do fluxo intenso e confuso em horário escolar.
Sem chance de alteração
Ricardo Uequed, diretor de trânsito da Secretaria de Segurança, afirma: “estudos técnicos comprovam que a Tri Campeão suporta a demanda de veículos”. Já o secretário de Planejamento e Gestão, Norberto Bierhals, comenta que dificilmente será feita alguma mudança, pelo menos por enquanto, mas a ideia de uma rota alternativa é uma boa opção.
Dahmer ainda apontou que o PAC 2 prevê o alargamento de vias próximas a Beira Arroio, o que deve diminuir o fluxo na região do bairro Esperança, onde fica a rua Tri Campeão. “Conforme o avanço das obras da Beira Arroio, é preciso estudar soluções”.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156