17/05/2011 - Ensino Médio: Esteio faz parte do Grupo de Trabalho que vai fazer levantamentos na região
Esteio está entre as cidades do RS (Viamão, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Lajeado, Portão e São Sebastião do Caí) que devem compor um Grupo de trabalho para executar levantamento das principais demandas da região sobre as necessidades relativas ao ensino profissionalizante dos municípios. A medida foi adotada em reunião na tarde de ontem (16), com o secretário de Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo. Entre as autoridades presentes estavam o vereador de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), além de prefeitos, deputados estaduais, federais e diretores de instituições de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. No encontro, que contou com a participação da secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento e do diretor superintendente da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Pedro Luiz Maboni, foram destacadas as ações federais de incentivo ao ensino técnico.
Na oportunidade, Azevedo ressaltou que a vinda dos representantes demonstra grande preocupação nos níveis dos poderes legislativo estadual e executivo municipal com a educação e falou sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e Emprego), organizado pelo Ministério da Educação (MEC). "Com a ampliação da rede, os estudantes de ensino médio de escolas públicas (sem limite de renda mensal familiar) que se interessassem podem fazer cursos técnicos gratuitos nas escolas do Sistema S, gratuitamente, no turno contrário aos das aulas regulares.", disse. O secretário garantiu, ainda, que através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, devem ser construídas no Estado mais seis novas escolas de ensino técnico. "Destas, certamente alguma virá para a região metropolitana", informou.
A secretária-adjunta da Seduc também falou sobre o PAR (programa de ações articuladas), forma de adequação dos financiamentos federais para os Estados e municípios. Eulália Nascimento destacou a necessidade de, além de se buscar a ampliação da rede, a importância da discussão do currículo dos cursos profissionalizantes. “Antigamente se pensava em formar apenas pessoas para o trabalho, hoje é preciso uma educação técnica que pense o mundo do trabalho como um todo”, afirmou. Da reunião também foi decidido que será organizada uma força-tarefa para reforçar as demandas do grupo de trabalho. Participaram do encontro o deputado estadual Ronaldo Zülke, a deputada estadual, Ana Affonso (PT) entre outras autoridades.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156