15/09/2011 - Irmã Ana Garaffa concorre ao Prêmio Betinho 2011
A esteiense irmã Ana Garaffa está concorrendo ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, promovido pela Rede Nacional de Mobilização Social (Coep). A religiosa foi indicada pelo Coep Canoas, junto com os voluntários Marco Antônio Meyer Jacobsen e Maria de Lurdes Fucilini, que atuam no município canoense. A votação ocorre pela internet até 20 de novembro.
O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã
A votação ocorrerá via internet. Em cada município é escolhido(a), dentre os(as) candidatos(as), aquele(a) que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O(a) mais votado(a) por município receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem, ainda, a um Prêmio regional.
Para votar: basta entrar no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e clicar no link “Vote Aqui”. O cadastro é rápido.
Irmã Ana é um símbolo de solidariedade e figura popular em Esteio, principalmente na periferia. Para chegar aos carentes, ela anda de lotação, de moto, bicicleta e carroça. ‘‘Sempre ganho carona, sempre tem uma boa alma para me ajudar’’, diz a religiosa da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus Teresa Verzeri. Ela está na cidade há 30 anos, depois de ter curado uma doença que a impedia de andar. Há 26 anos, a irmã dedica-se ao trabalho comunitário, com foco nos cidadãos em vulnerabilidade social, em especial crianças e idosos. A freira vem realizando suas ações sociais há vários anos no antigo convento, conhecido como Sagrado Coração de Jesus, onde reúne várias voluntárias. Lá, irmã Ana fundou a Associação de Voluntários Sagrado coração de Jesus. No local, reciclam todo tipo de material: sucatas de ferro, máquinas, computadores, móveis, roupas. Parte do material reciclado é doado. O restante é oferecido a preços simbólicos, em feiras abertas, a comunidades de baixa renda. A fundação do Asilo Paz e Amor e a Associação da Criança e do Adolescente foram suas maiores conquistas. ‘‘Minha vida é ajudar essas pessoas. Sou completamente feliz.’’
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156