09/09/2011 - Refinaria Alberto Pasqualini explica cheiro forte de gás em Esteio
Os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), que integram a Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, juntamente com Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS) e Jane Battistello (PDT), se reuniram na tarde desta quinta-feira (08) com representantes da Refinaria Alberto Pasqualini. A intenção da comissão foi de apurar um episódio ocorrido no dia 30 de julho, que causou susto em moradores da região central e de alguns bairros próximos a refinaria. “Algumas pessoas passaram mal por conta do forte mau cheiro e da fumaça. Além disso, não haviam informações sobre o episódio”, explicou Harri. Conforme o vereador é preciso que a comunidade esteja informada em situações como esta, para não gerar pânico desnecessário.
Ricardo Lanfredi, gerente de Segurança e Meio Ambiente da Refap, explicou que houve emissão de fumaça devido a uma parada nas unidades: “uma caldeira parou, causando a queda de energia e, consequentemente, a parada total das unidades, mas não houve vazamento de material nocivo”.
“O gás que fica na tubulação no momento da parada vai para a tocha, para ser queimado, pois é mais seguro”, salienta Leandro de Lima, coordenador de operação. Ele ainda destaca que as tochas possuem muitos mecanismos de controle e são feitos diversos testes e rotinas para monitorar o sistema: “são equipamentos confiáveis e nossa intenção é passar essa confiança para a população”. Durante a reunião, os integrantes da refinaria aproveitaram para entregar ao presidente da Comissão, Harri Zanoni, o relatório de segurança que apurou os procedimentos sobre o incidente.
Antônio Arlan, morador de Esteio, participou da reunião e questionou a Refap em relação a poluição do ar. “Minha preocupação é com a emissão de gases tóxicos”. Segundo Lanfredi, não há emissão de ácido sulfídrico nem outros gases tóxicos, pois a Refap conta com duas estações de tratamento do ar: “realmente, há um desconforto olfativo, mas não chega a ser nocivo a saúde”.
A Comissão de Segurança solicitou que a Refap encaminhe à Câmara de Vereadores o relatório público sobre a emissão de gases, que é enviado diariamente à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS (Fepam). Os interessados em acompanhar informações sobre a qualidade do ar em Esteio podem acessar o endereçohttp://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/boletim_ar_automatica_detalhe.asp
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156