06/05/2011 - Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio
O plenário da Câmara de Vereadores de Esteio foi palco de palestra sobre a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, proposta pelo senador Paulo Paim. O encontro ocorreu na manhã de hoje (6), com a presença do deputado estadual Nelson Luiz da Silva, o Nelsinho Metalúrgico, além do assessor superior do governo do Estado, Milton Viário, dos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), assessoria do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB) e integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante a atividade, Paim defendeu a necessidade de movimentação dos brasileiros para forçar a votação do projeto de lei 64/2003 no Senado. "A redução da jornada de trabalho é um dos instrumentos para a geração de novos postaos de trabalho. Somente com a mobilização de todos, este projeto será votado", explica. Para ele, não existem motivos ou argumentos contra a proposta, já que não haverá gastos para as empresas.
O senador também falou sobre outra bandeira que defende: a extinção do fator previdenciário. O projeto de Lei 3299/08, que estingue o fator do cálculo do valor que o aponsentado deve receber de benefício. A fórmula atual, segundo Paim, leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida do brasileiro. Paim destacou, ainda, que a Previdência não está falida, como está sendo alardeado em todos os cantos do país. "Nossa previdência deveria ser modelo para o mundo", observa.
Durante o debate, com a presença de trabalhadores da Oi, Paim leu a carta do Sindicato dos Telefônicos do RS - Sinttel, dos trabalhadores terceirizados da Oi no RS, categoria que está em greve desde o final de abril, em busca de melhores condições de trabalho e salariais. "A greve é a única forma de fazer com que as revindicações da classe sejam ouvidas", garante. A carta à população será lida também no Senado na próxima sessão.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156