03/08/2011 - Castração de animais de rua foi tema de reunião na Câmara de Vereadores

Castração de animais de rua foi tema de reunião na Câmara de Vereadores

   

Os vereadores Felipe Costella (PMDB), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), que integram a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, se reuniram na tarde desta terça-feira (02) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Timm e com representantes da ONG GATA – Grupo de Amigos e Tratadores de Animais. A intenção da comissão foi de conhecer o trabalho realizado com os animais abandonados e  as atribuições da ong, no que diz respeito a castração de animais, depois que a Câmara de Vereadores aprovou um recurso de R$ 19 mil para a entidade, em regime de urgência, na última semana. 
    Segundo o secretário, serão realizadas pelo município cerca de 180 cirurgias de castração,visando o controle populacionail de cães e gatos. “Hoje o canil municipal abriga 45 cães, fazemos o possível para dar um tratamento adequado”, informou. “Fazemos malabarismos para incentivar a adoção responsável, mas a demanda é muito grande. É preciso uma legislação específica para castração”, comentou Erni Tornin, coordenadora do Projeto Castração, da ONG. Ela ainda destacou que uma vez por mês, a GATA, em parceria com o Executivo, promove uma feira de filhotes: “conseguimos doar, em média, uns dez animais”.
    Conforme Timm, “a população tem se conscientizado, mas são muitas medidas a serem tomadas”. Ele contou que deve ser destinada a secretaria uma verba emergencial no valor de R$ 3 mil, para a construção de mais um canil: “a idéia é destinar uma área para machos e outra para fêmeas”.

 

Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Castração de animais de rua foi tema de reunião na Câmara de Vereadores