03/03/2011 - Moradores do Parque Tamandaré reclamam de barulho e falta de segurança

Moradores do Parque Tamandaré reclamam de barulho e falta de segurança
   
A falta de segurança, prostituição e o excesso de barulho nos bares noturnos na avenida Luiz Pasteur, no bairro Parque Tamandaré, em Esteio,  foi tema de encontro entre moradores e Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, integrada pelo presidente interino, Leonardo Dahmer (PT), Sandro Severo (PSB), além do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), na tarde de hoje (22), na Câmara de Vereadores. A queixa, conforme os moradores Milton Gossler, o presidente da Associação de Moradores do Parque Tamandaré, João dos Santos, e o capitão de exército, Roberto Krause, é que nas madrugadas de sexta e sábado ninguém consegue dormir. "A reclamação é dos moradores de Esteio e Sapucaia do Sul. Depois de encerrado o baile do Clube 5 Estrelas, as festas seguem nos bares e boates nas imediações do clube até ao meio-dia seguinte.", reclamam. Música ao vivo, carros estacionados em cima de calçadas com som excessivamente alto, assaltos, ameaça de morte e a prostituição são os maiores problemas enfrentados pelos moradores. 
    Segundo o vereador Sandro Severo, uma medida mais drástica precisa ser adotada. "A RS 118 é rota de fuga e precisa que seja melhor monitorada pelas autoridades locais", defende. 
    Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte, há muito tempo a comunidade do Parque Tamandaré vem sofrendo com este problema. "Vamos unir esforços para resolver o mais rápido possível o problema", diz.

Reivindicação:
 Uma forma de amenizar a situação, segundo os representantes do bairro, é mudar a câmera de monitoramento, localizada junto ao Trensurb, para a avenida Luiz Pasteur, esquina com a rua Araranguá. "Entendemos que vai amenizar a prostituição e as cenas indecorosas que ocorrem diariamente no local, há qualquer hora", relata Milton Gossler. A instalação de placas com a proibição de estacionamento; fiscalização dos alvarás de funcionamento dos bares; medir a intensidade do som, por volta das duas e quatro horas da manhã e o policiamento mais ostensivo são as reivindicações dos moradores. 

Audiência Pública: Conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, uma audiência pública está marcada para o dia 3 de março, às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com integrantes das secretarias de Segurança de Esteio e Sapucaia, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Promotoria Pública e Brigada Militar. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Moradores do Parque Tamandaré reclamam de barulho e falta de segurança