01/03/2011 - Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica

Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica

A circulação de um táxi lotado em Sapucaia do Sul dentro dos limites de Esteio tem gerado discussão entre representantes da categoria. O assunto foi um dos temas da reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (1º) entre taxistas dos dois municípios, presidentes de sindicatos e os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Leonardo Dahmer (PT).

Jucelito Santos, que trabalha no município vizinho, costuma guardar o carro em um posto de gasolina em Esteio, onde mora. Segundo ele, essa é a alternativa mais viável, uma vez que trabalha sob contrato com empresas que exigem pontualidade. “Não vejo problema, pois não estou atrapalhando ninguém”, ressalta. A justificativa, porém, não agrada alguns colegas, como Paulo Pinheiro, que é diretor do Sindicato dos Taxistas de Esteio: “Acho que se houver denúncias, devem ser investigadas”. Apesar dos questionamentos, eles concordam que não existe legislação específica a respeito.

Outro tema debatido no encontro, levantado por James Paul, também taxista,  foi a questão da inadimplência referente a contribuição sindical em Esteio, conforme prevê o artigo 608 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Pedimos para o secretário de Trânsito de Esteio fazer cumprir essa lei, pois o sindicato precisa se manter. Ele assinou, há dois anos,  um documento contendo reivindicações e até agora não tomou providências”, acrescentou James. Ele ainda destacou que a reclamação é mesma nas demais cidades da região, mas que em Sapucaia a adesão é maior, uma vez que o sindicato de lá trabalha em parceria com a Secretaria de Trânsito.

Leonardo Dahmer, presidente da Comissão de Urbanização e Transporte da Câmara, encerrou a reunião comunicando que deverá ser realizada uma análise jurídica das leis vigentes e se cabe ou não questionar a respeito. Segundo ele, para um próximo encontro com data a ser definida, serão convidados os secretários de Trânsito de Esteio e Sapucaia do Sul, representantes dos sindicatos das duas cidades e membros do departamento jurídico da Câmara e da prefeitura de Esteio.


Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Esteio: Circulação de táxi de Sapucaia do Sul gera polêmica