9/12/2010 - Vereadores e Executivo visitam BR 448
Uma comitiva formada pelo prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella e membros do secretariado municipal, o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), os vereadores Felipe Costella (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Michele Pereira (PT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) visitou, na manhã desta quarta-feira (29), as obras da BR 448, a Rodovia do Parque, no Lote 1, em Esteio.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Daudt, estão previstos para a área distrito industrial, loteamentos habitacionais, centro de pesquisa e educação ambiental, além de uma área de proteção permanente. “A área que ganhamos com esses novos acessos é tão grande que nossas referências em relação à cidade mudaram”, comentou. Ele ainda destacou que para a área do loteamento, que tem cerca de 600 hectares, já está confirmada a instalação de uma sede do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A respeito do andamento das obras, o engenheiro do Consórcio Sultepa/Toniolo, Busnello e responsável pela execução do Lote 1, Fausto Teixeira, explicou que no momento, em razão das condições do terreno, está sendo aplicado um colchão drenante, numa extensão de dois quilômetros, que retira a água do solo. “Somente depois dessa fase podemos fazer a terraplanagem e continuar a obra normalmente. O material precisa acomodar para a água ser puxada”, salientou. Segundo Teixeira, as obras de arte (como são chamados os boeiros e galerias) serão construídos na sequência. O prazo final para entrega da BR 448, inicialmente previsto para março de 2012, foi alterado para o final do mesmo ano, devido aos problemas com o solo e o reassentamento de 599 famílias.
Boa notícia aos moradores de Novo Esteio
Em razão da obra, cerca de 370 caminhões transitam diariamente pelas vias do bairro, especialmente na avenida Celina Kroeff, principal acesso a futura rodovia. Essa movimentação tem prejudicado os moradores vizinhos, com a deterioração das ruas e grande volume de poeira. “Nós sabemos que obras sempre trazem algum transtorno a comunidade, ainda mais uma dessa magnitude”, disse Rinaldi ao introduzir a novidade. O prefeito contou que o consórcio deve construir, num prazo de 30 dias, uma estrada alternativa, paralela a via férrea. Desse modo, os caminhões que transportam areia para o aterramento não precisarão passar por dentro do Novo Esteio.
Por Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156