19/10/2010 - Secretaria de Saúde de Esteio apresenta relatório de gestão em audiência pública
Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde, José Silveira, a contadora do Hospital São Camilo, Dulcineia de Matos e Marcelino Anflor que também integra a secretaria, apçresentaram o Relatório de Gestão da Saúde, recursos do SUS, referente ao segundo trimestre deste ano à Comissão de Saude do Legislativo. Do encontro participaram os vereadores Felipe Costella (PMDB), que é presidente da Comissão de Saúde ;Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).
Na oportunidade, os vereadores verificaram o demonstrativo da aplicação dos recursos próprios municipais em ações e serviços de saúde. O relatório apresentado refere-se, especialmente, a consultas e exames realizados nas Unidades de Saúde e no Hospital, no período que compreende os meses de abril, maio e junho. O vereador Jaime abriu as discussões questionando se a quantidade de exames descritos são provenientes somente do HSC. O secretário explicou que 100% dos raios-x são realizados no hospital e exames como ecografias, por exemplo, são feitos em instituições conveniadas. Ele destacou ainda que procedimentos como endoscopias e colonoscopias estão sendo realizadas no HSC e que no segundo trimestre de 2010 o número de consultas com especialistas ficou em torno de 930.
A respeito das Unidades da Saúde, Silveira destacou a situação do Posto Votorantim. “Essa confusão de atender ou não os moradores que são da região, mas pertencem a Sapucaia é um problema antigo, mas não podemos deixar de lado”. Ele comentou que já conversou sobre o assunto com o secretário de Saúde da cidade vizinha e que o posto não nega atendimento de urgência, mas que não tem condições que continuar.
Já a vereadora Tânia Marli levantou a questão do agendamento de consultas com clínico geral na US Centro. Segundo ela, o ideal seria disponibilizar um profissional diariamente. “O que acontece é que as pessoas marcam mas não comparecem”, argumentou. O secretário sugeriu que um ou dois dias antes da consulta, seja feito contato, via telefone, com o paciente, para confirmar e caso não fosse mais necessária a consulta, que o horário fosse liberado para outra pessoa. “Eu acredito que esse problema se resolva com a implantação de uma Equipe de Saúde da Família que atenda a região do centro”, acrescentou.
Também esteve presente na audiência o vice-prefeito, Fladimir Costella. Ele vai assumir a Secretaria da Saúde durante dez dias, período em que o atual secretário estará em férias. Costelinha aproveitou para convidar os vereadores a participar das visitas às Unidades de Saúde que pretende realizar nos próximos dias.
Por: Sâmela Lauz
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156