19/10/2010 - Secretaria de Saúde de Esteio apresenta relatório de gestão em audiência pública

Secretaria de Saúde  de Esteio apresenta relatório de gestão em audiência pública

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde, José Silveira, a contadora do Hospital São Camilo, Dulcineia de Matos e Marcelino Anflor que também integra a secretaria,  apçresentaram  o Relatório de Gestão da Saúde, recursos do SUS, referente ao segundo trimestre deste ano à  Comissão de Saude do Legislativo. Do encontro participaram os vereadores Felipe Costella (PMDB), que é presidente da Comissão de Saúde ;Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).


Na oportunidade, os vereadores verificaram o demonstrativo da aplicação dos recursos próprios municipais em ações e serviços de saúde. O relatório apresentado refere-se, especialmente, a consultas e exames realizados nas Unidades de Saúde e no Hospital, no período que compreende os meses de abril, maio e junho. O vereador Jaime abriu as discussões questionando se  a quantidade de exames descritos são provenientes somente do HSC. O secretário explicou que 100% dos raios-x são realizados no hospital e exames como ecografias, por exemplo, são feitos em instituições conveniadas. Ele destacou ainda que procedimentos como endoscopias e colonoscopias estão sendo realizadas no HSC e que no segundo trimestre de 2010 o número de consultas com especialistas ficou em torno de 930.

A respeito das Unidades da Saúde, Silveira destacou a situação do Posto Votorantim. “Essa confusão de atender ou não os moradores que são da região, mas pertencem a Sapucaia é um problema antigo, mas não podemos deixar de lado”. Ele comentou que já conversou sobre o assunto com o secretário de Saúde da cidade vizinha e que o posto não nega atendimento de urgência, mas que não tem condições que continuar.

Já a vereadora Tânia Marli levantou a questão do agendamento de consultas com clínico geral na US Centro. Segundo ela, o ideal seria disponibilizar um profissional diariamente. “O que acontece é que as pessoas marcam mas não comparecem”, argumentou. O secretário sugeriu que um ou dois dias antes da consulta, seja feito contato, via telefone, com o paciente, para confirmar e caso não fosse mais necessária a consulta, que o horário fosse liberado para outra pessoa. “Eu acredito que esse problema se resolva com a implantação de uma Equipe de Saúde da Família que atenda a região do centro”, acrescentou.

Também esteve presente na audiência o vice-prefeito, Fladimir Costella. Ele vai assumir a Secretaria da Saúde durante dez dias, período em que o atual secretário estará em férias. Costelinha aproveitou para convidar os vereadores a participar das visitas às Unidades de Saúde que pretende realizar nos próximos dias.

 

Por: Sâmela Lauz

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156