18/11/2010 - Câmara de Esteio discute questões ambientais da Rodovia do Parque

Câmara de Esteio discute questões  ambientais da Rodovia do Parque

Uma reunião entre a Câmara de Vereadores de Esteio e os integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) tratou das questões ambientais e do desenvolvimento da obra na cidade na tarde de ontem (17), no Plenario. A iniciativa foi da vereadora Michele Pereira (PT). Na oportunidade, o responsável pela gestão ambiental da BR 448, o engenheiro Adriano Panazzolo, esclareceu dúvidas dos vereadores relacionadas aos cuidados com a fauna e flora, com os recursos hídricos, poluição do ar, solo, vestígios arqueológicos, os trabalhadores e a população do entorno, especialmente as famílias que precisam ser reassentadas. De acordo com Panazzolo, a obra, que possui o licenciamento da Fepam desde março de 2009, está com pouco mais de dez por cento do total pronta. "O prazo, por enquanto, é o primeiro semestre de 2012. O problema maior para a demora do processo são os reassentamentos. A previsão é que se gaste cerca de R$ 30 milhões nesse setor", destaca. 
    O gerente falou sobre os 22 programas ambientais desenvolvidos pelo Dnit, que visam reduzir impactos com o meio ambiente, como o Programa de Controle e Monitoramento de Particulados, que visa a implementação de medidas de controle da emissão de poluentes atmosféricos, bem como a implantação de um monitoramento permanente, que permita acompanhar a eficiência das medidas adotadas e reduzir ao máximo a interferência das atividades da obra na comunidade local durante a fase de implementação do projeto. "A equipe de supervisão ambiental monitora  a execução das medidas de controle de material particulado, conforme o Plano Básico Ambiental do empreendimento e a legislação ambiental em vigor", ressalta. Segundo ele, as principais metas deste programa é realizar monitoramento visual diário de controle das poeiras - uma das priuncipais reclamações dos moradores da rua Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio; monitorar aopacidade de veículos a diesel utilizados nas obras por amostragem mensalmente e de todos os equipamentos em manutenção e supervisionar as atividades executadas pelas empreiteiras.
    Os vereadores questionaram a situação do asfalto da rua Celina Kroeff, que está instransitável, segundo informa a vereadora Therezinha Heller(PPS). "Os caminhões acabaram com o asfalto desta rua, sem contar a poeira, que vem prejudicando os moradores", informa. O engenheiro disse que o asfalto deverá ser acordado com a prefeitura. "Quanto a poeira, nossa equipe vai conferir, pois passa um caminhão-pipa borrifando água para amenizar o problema. Tentamos usar somente a faixa de domínio", informou. 
    O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), também alertou sobre a possiblidade de encontrar áreas onde podem estar enterrado o amianto. 
    Além disso, Panazzolo explicou aos vereadores que a obra está dividida em três  lotes:  No lote um está Sapucaia do Sul. No lote 2 está Canoas e Esteio, com cerca de 385 trabalhadores. O traçado da estrada passará por trás do Parque de Exposições Assis Brasil, indo até a a Br 386, techo da Tabaí/Canoas  seguirá paralela ao Rio do Sinos, deslocando-se até a BR 290 (Free Way).
De acordo com os vereadores, um novo encontro deverá ocorrer no dia 8 de dezembro, para esclarecer o desenvolvimento da obra à entidades locais.  
    Participaram da reunião os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni, Tânia Marli Rodrigues(PTB) e Felipe Costella (PMDB).


Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


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