09/11/2010 - Educação inclusiva é tema de encontro na Câmara de Vereadores de Esteio

 

Educação inclusiva é tema de encontro na Câmara de Vereadores de Esteio

 

 

A Comissão de Educação, composta pelas vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), se reuniu, na tarde desta segunda-feira (8), com a secretária da Educação, Carla Mantay e colaboradores do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI). A intenção do encontro foi de expor a situação atual da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas da rede municipal e a trajetória do Centro.

 

A secretária explicou como é realizado o trabalho do CEMEI, que presta assessoria para os laboratórios de aprendizagem e salas de recursos nas escolas, além de apoiar a formação específica e orientação dos professores da rede. “Atualmente o município conta com 32 professores habilitados a trabalhar com braile, 20 com libras e 19 especializados no ensino para crianças especiais”, esclareceu. Marilza Ferrari, que trabalha no CEMEI, comentou que o município segue as diretrizes do Ministério da Educação, que indicam que a criança com necessidades especiais deve estar matriculada em escola regular e, se precisar, receber atendimento especializado em turno inverso.

 

Na oportunidade, os vereadores também puderam conhecer as leis municipais referentes à causa. “Vários estudos no ramo da psicologia e da medicina constataram que se um deficiente conviver somente com outros deficientes, ele não vai desenvolver as habilidades comportamentais que poderia ter”, contou o psicólogo Cláudio Dusik. Ele explicou ainda como é a sistemática do processo de inclusão: “a intenção do atendimento especializado em turno inverso é de que a criança chegue a um nível em que não precise mais desse apoio. É só um período de adaptação, não algo que dure para sempre, não visa a cura, mas a integração e socialização”. Outro assunto abordado foi o fato de que foi criada uma Lei Federal determinando que centros especializados não podem mais receber verbas provenientes da Secretaria da Educação, somente das pastas da Saúde ou Assistência Social. A respeito disso, o vereador Luiz Duarte (PTB) demonstrou preocupação com a APAE, que vai ter que passar por uma transformação (de escola para centro de integração) para se adequar aos parâmetros federais.

 

A secretária Carla Mantay aproveitou para falar que apesar das dificuldades, Esteio tem sido referência para o MEC e para a Secretaria Estadual de Educação na questão da inclusão. Também participaram da reunião os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT).

 

Por: Sâmela Lauz

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Educação inclusiva é tema de encontro na Câmara de Vereadores de Esteio

retornarClique aqui para retornar