30/04/2009 - Estudantes movimentam a primeira fase da Plenária do Estudante em Esteio
Entres os questionamentos estiveram a construção da Rua Coberta, saúde, depredação das praças e salário dos professores
Mais de 30 estudantes das redes particular, estadual e municipal participaram na manhã de hoje (30), da primeira etapa da edição 2009 da Sessão Plenária do Estudante, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, da Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Jane Battistello (PDT), além do diretor, Ricardo Silva e da assessora legislativa, Dina Trovo, esclareceram sobre o funcionamento da Câmara e o papel do vereador. O estudante do colégio Coração de Maria, Dilan Timm, 14 anos, achou válida a inicitaiva. "Precisamos entender o funcionamento dos poderes para saber quem executa e fiscaliza. "Entendi que não é Câmara que constrói uma praça, por exemplo, mas sim, a prefeitura. A Câmara fiscaliza e faz as leis", completa. A aluna da escola Gustavo Nordlung, Francine Teodoro, 13 anos, disse que a palestra foi muito produtiva. "É um assunto que me interessa, porque, no futuro, quero ser juíza", comenta. Entre os assuntos abordados estiveram, também, a função da Câmara; a competência das comissões; as atribuições do vereador como agente político; a aplicação dos recursos e o orçamento , entre outras questões. Os alunos aproveitaram para questionar sobre a depredação das praças, salário dos professores, sobre as campanhas para o combate à febre amarela e dengue, além das obras que estão sendo realizadas na cidade.
A iniciativa, de acordo com a presidente da Câmara, visa proporcionar o conhecimento do papel do legislativo, formando cidadãos críticos, não apenas aptos a participar ativamente dos processos inerentes à democracia, mas também capazes de valorizar a tarefa de legislar. "Trata-se de uma atividade pedagógica, que além do conteúdo do processo legislativo, visa acima de tudo destacar a obrigação de zelar pelo cumprimento da lei e de defender o interesse público", explica a presidente, que, através de emenda, garantiu a realização do evento duas vezes ao ano.
Em maio, ainda sem dia definido, haverá a simulação de uma sessão plenária, oportunidade em que os alunos poderão apresentar projetos, proposições e participar de discussões sobre temas relevantes. Diferente da primeira edição, ocorrida no final do ano passado, a plenária deste ano vai ser realizada em mais uma etapa, nos meses de outubro de novembro. O projeto criando a Plenária do Estudante, de 1997, é de autoria da ex-vereadora Rute Pereira.