Câmara de Vereadores de Esteio inaugura prédio próprio hoje

Câmara de Vereadores de Esteio inaugura prédio próprio hoje

O Legislativo não dispunha de espaço próprio desde a criação do município, em 1955
 
28/12/2009 - Após mais de dois anos de construção, o prédio da Câmara de Vereadores de Esteio, localizado na rua 24 de Agosto, 535, será entregue à população hoje,  dia 29, às 18 horas, em solenidade aberta ao público. Na oportunidade, a comunidade poderá conhecer as novas dependências, com espaços amplos aos vereadores e mais facilidade de atendimento à população. A nova Câmara dispõe de um auditório compatível com a necessidade das solenidades que, sistematicamente, acontecem no Legislativo. Segundo a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), o espaço ficará à disposição da comunidade para a realização de eventos culturais, formaturas, seminários, convenções, entre outras atividades. Michele Pereira explica que é a primeira vez, desde a criação do município, que o Legislativo terá espaço próprio. 
"Será um ambiente para futuras apresentações, formaturas, proporcionando aos produtores culturais, aquilo que o município está precário", ressalta.


O processo:
 O 
processo iniciu-se em 2001, com a aquisição do terreno e, em 2002, foi realizado o pagamento. Em 2006, foi elaborado o projeto, após muitas reuniões entre os vereadores daquela legislatura. Em 2007, foi realizada a licitação, com a participação de 48 empresas, onde saiu vencedora a empresa a  Darci Luiz Leial & Cia Ltda. "Em novembro daquele ano, foi assinado o contrato com a empresa vencedora e iniciou-se a construção", ressalta. A área total corresponde a 2.488,6 metros quadrados e o custo total da obra alcança R$ 2,7 milhões. 

História
: Desde a criação do município, em 1955, o Legislativo funcionou em vários locais, como por exemplo, no Clube Aliança; no prédio do Laboratório Mabbi e, por último, no Salão Nobre da Prefeitura e 
os gabinetes na antiga sala da secretaria de Educação, no prédio administrativo.  A partir de 1990, na gestão do ex-vereador José Hauck, a Câmara passou a funcionar no subsolo da prefeitura. Conforme a presidente, nas atuais instalações, não há, na maioria das salas, ventilação. "Temos janelas apenas em um lado. A sala da presidência, por exemplo, não há ventilação", ressalta.

Confira as instalações:

Térreo:  espaço café; recepção. telefonia; sanitários masculino/feminino e portadores de necessidades especiais; plenário para 312 pessoas; sala de reuniões; arquivo morto; ; sala de reuniões. garagem para dois carros oficiais; ; área de depósito; serviços; estacionamento para 27 vagas). Ha´também, como suporte para o Plenário - no segundo pavimento - uma sala técnica; sala de imprensa e um conjunto de sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.

2º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões. sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais..
 
3º pavimento: Administrativo (departamento jurídico, legislativo, financeiro e RH; sala de imprensa; gabinete da presidência; gabinete da direção geral; tesouraria; sala de xerox; sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais e saguão.
 
4º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões;  sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.