26/05/2009 - Esteio vai ter novo empreendimento atrás do Parque de Exposições Assi Brasil

Esteio vai ter novo empreendimento atrás do Parque de Exposições Assi Brasil

Um novo empreendimento, residencial e industrial, vai ocupar a região oeste de Esteio, atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, com a chegada da rodovia RS 448. As obras de arruamento, que foram iniciadas em 2008, depois da construção da nova via de acesso ao Parque (avenida do Parque), foram visitadas na última segunda-feira (25), por uma comitiva de vereadores, prefeitura e a empresa construtora Bologhesi Engenharia, proprietária do imóvel, que pertencia a Fazenda Kroeff. O local tem mil hectares, dos quais a empresa projeta ocupar a metade com condomínios residenciais (Condomínio Residencial Haciendas de Esteio), Loteamento Rio do Sinos, instalação de empresas e indústrias, além de área para o projeto do governo federal Minha Casa, Minha Vida. A visita teve a participação da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), além dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Ari da Center (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS). 
    Segundo o arquiteto Oscar Escher, que apresentou o projeto aos vereadores, será uma cidade planejada com enfoque na ecologia, que prevê a preservação de 200 metros do Rio dos Sinos. "A Bolognesi estuda há 20 anos a área dos Kroeff. Porém, só foi definida sua ocupação devido a criação da RS 448", ressalta. Além disso, de acordo com o projeto básico, há uma previsão para utilização planejada do Rio do Sinos, com atracadouro; o desenvolvimento Parque Sinos/Esteio e a instalação da sede da Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social de Esteio (Abrasinos), criando a escola modelo de educação ambiental. Um centro de pesquisas marinhas, transporte hidroviário, através de passeios vindos de Porto Alegre, também estão projetados. A ideia, segundo Escher, é, também criar ciclovias de acesso ao Centro e ao Trensurb, visando facilitar o deslocamento dos moradores. 
    A proposta, que tem apoio da prefeitura, quer buscar, também parcerias com a Fundação Liberato e com o
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro. Os vereadores aproveitaram para questionar sobre possíveis invasões da área com a construção da rodovia, além de detalhes da obra, que já está com esgoto e arruamento em andamento. Escher explicou que o primeiro empreendimento a ser construído, será o projeto Minha Casa, Minha Vida. 
    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Daudt, Esteio terá um 170 hectares de área industrial. "É um empreendimento importante para o desenvolvimento de Esteio", explica. Para dar viabilidade a proposta, o  Executivo deve mandar nos próximos dias  à Câmara de Vereadores, uma proposta de alteração no Plano Diretor. A previsão da empresa é de que em dez anos habitem 20 mil pessoas no local. Escher prevê, ainda, que ocupação total da área, que é planejada,  será de 30 anos.

Mais fotos

Esteio vai ter novo empreendimento atrás do Parque de Exposições Assi Brasil
Esteio vai ter novo empreendimento atrás do Parque de Exposições Assi Brasil