18/05/2009 - Consultoria gratuita ajuda a aumentar a competitividade de empresas


Empresários do Vale do Sinos podem procurar a Feevale para se beneficiar da capacitação 
Empresários do Vale do Sinos já estão recebendo capacitação, sem ônus para a empresa, para o desenvolvimento da gestão de processos e produtos, produtividade e melhoria na comercialização do produto, qualidade e design, qualificação da mão-de-obra, redução de desperdícios e implementação de planos de marketing. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a Feevale, instituição que assinou convênio com a Apex-Brasil para a implantação do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), pelo e-mail peiex@feevale.br ou telefone (51) 3586-8800, ramal 9099.

Responsável pelo núcleo operacional do Vale do Sinos, que congrega 14 municípios, a Feevale disponibiliza um grupo de técnicos de diversas áreas para preparar as empresas para o processo de exportação, capacitando-as técnica e gerencialmente para o mercado internacional. "A intenção é qualificar micro, pequenos e médios empreendimentos para estarem aptos a competir no mercado externo", afirma a coordenadora do Peiex, Lisiane Fonseca Silva.  

O Peiex é um projeto de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. Entre seus objetivos estão: incrementar a competitividade das empresas; disseminar a cultura exportadora; ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições públicas e privadas; introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas; contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda; promover a capacitação para a inovação; e promover a inovação e cooperação entre as empresas (APLs) e instituições de apoio. As etapas do desenvolvimento do trabalho incluem o diagnóstico, ou seja, o levantamento de informações e apresentação de relatório, a implantação das melhorias priorizadas pelo empresário e uma avaliação do projeto, pelo empresário. 

 Saiba mais:

1. Quais as empresas que podem se inscrever na Feevale?

As empresas dos seguintes municípios: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

 

2. Como a empresa se beneficia?

O conhecimento transmitido pela equipe de técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas após o trabalho de análise da empresa aumentará, certamente, a sua competitividade, tornando-a apta a conquistar novos mercados e enfrentar desafios, como a exportação. 

 

3. Qual é a contrapartida da empresa? 

A consultoria não gera ônus para a empresa, mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo - e motivar seus colaboradores - para entrevistas e verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa. Também é fundamental a sua participação nos encontros da capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.