17/08/2009 - Câmara de Esteio descentraliza e realiza sessão no Parque Primavera amanhã


Projetos como incentivo à saúde mamária e prevenção à gravidez precoce estarão na pauta de votação


    A Câmara de Vereadores de Esteio realiza amanhã, dia 18, às 18 horas, na escola Maria Sirley Vargas Ferraz, no Parque Primvaera,  a quarta sessão descentralizada deste ano. A proposta é da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Luiz Duarte (PTB).  A ideia, além de levar o Legislativo para perto da comunidade, é participar da programação alusiva à Semana Municipal da Juventude, que terá a apresentação do Plano Nacional da Juventude e da mostra cultural.  "A intenção é dar continuidade a descentralização da Câmara, uma das metas desta administração, levando a ssessão para o bairro Parque Primavera onde deverá ser instalado, ainda neste ano, o Território da Paz e da Cidadania, pelo Ministério da Justiça e Pronasci", explica. Na oportunidade, a 27ª Coordenaria Regional de Educação, estará lançando o programa Escola Aberta, do governo Estadual, no Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic).
    Votações: Na pauta de votações estará a 
proposta da vereadora do PTB, Tânia Marli  Rodrigues, pretende que o dia 27 de novembro de cada ano seja dedicado ao Dia Municipal de Incentivo à Saúde Marmária em Esteio. A sugestão
 prevê a participação de empresas e entidades civis na realização de exames, palestras e outras promoções visandi a redução dos índices de mortalidade devido ao câncer de mama. Outro projeto da vereadora,  instituindo a Semana de Prevenção à Gravidez Precoce, também será analisado pelos vereadores. A matéria visa evitar gestações não planejadas, possibilitando às adolescentes a escolha de uma vida saúdavel e produtiva.
Além disso, consta na pauta, o pedido de autorização para abertura de crédito suplementar no orçamento da administração direta, no valor de R$ 739 mil. Trata-se de recursos para a secretaria de Educação e Esporte para investimento na aquisição de cadeira e classes, entre outros equipamentos, para as escolas de ensino fundamental e educação infantil, visando a participação no projeto de informática do governo Federal - o Proinfo. O recurso será utilizado do superávit financeiro de 2008.