11/09/2009 - Câmara participa da Conferência dos Portadores de Deficiência

Câmara participa da Conferência dos Portadores de Deficiência 

A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Esteio, Therezinha Heller (PPS), participou da abertura da  primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Esteio, ocorrida no Salão da APAE, na última quinta-feira (10), com apoio da Câmara de Vereadores.  A atividade serviu para debater políticas de inclusão social na perspectiva de uma sociedade mais humana. Na oportunidade foram trabalhados os temas como: Saúde e Reabilitação; Educação, Trabalho e Cultura; e Direito à Acessibilidade. Á tarde, a presidente da Câmara de Vereadores, Michele Pereira (PT), também participou da atividade.

Durante a abertura, os participantes ressaltaram  a importância do evento para concretizar as ações em prol do deficiente. O promotor de Justiça, André MacDonald, que participou do evento, disse que o Ministério Público está trabalhando em ações para que a Trensurb faça a readequação da passarela da Pedreira e do viaduto da Salgado Filho, além de reabrir a educação infantil e promover aulas no turno da noite na escola Padre Réus, que acolhe deficientes auditivos. Também o prefeito Gilmar Rinaldi, ressaltou a qualificação do trabalho das secretarias, com o auxílio das entidades e ONGs, transformará Esteio na cidade que todos querem. Além disso, o professor esteiense, Paulo Centeno, lembrou a dificuldade das pessoas portadoras de deficiência no deslocamento diário e a falta de conscientização das pessoas. 
 Os participantes realizaram a leitura do regimento interno e apresentação da lei que cria o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A lei prevê diretrizes como o estudo aprofundado da realidade da comunidade esteiense e a construção de um banco de dados com mapeamento das pessoas com deficiência. Alguns pontos da lei foram esclarecidas pelo advogado da Câmara, Anderson de Jesus, que colocou o gabinete da assessoria jurídica do Legislativo à disposição da comunidade.

Participaram da Conferência  representantes das secretarias municipais Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e Escola Estadual Padre Réus.

Mais fotos

Câmara participa da Conferência dos Portadores de Deficiência