05/04/2009 - Concurso para motorista da Câmara de Vereadores teve 28,16% de abstenção
A segunda prova do concurso público para a vaga de motorista na Câmara de Vereadores de Esteio, realizada hoje (5) no Colégio Adventista, teve abstenção de 28,16%, conforme a empresa Premier Concursos. Dos 142 candidatos que realizaram a primeira prova - que foi cancelada depois que um fiscal abriu os envelopes antes do horário previsto no último dia 22 de março -, 102 compareceram, segundo o gerente administrativo da empresa Premier Concurso, Cassiano Stefanello. No total, de acordo com o gerente, o concurso teve 186 inscritos. Na primeira prova, 44 candidatos não compareceram e, na segunda, 40. As provas, que tiveram duranção máxima de três horas, envolviam Português, informática, matemática e legislação, num total de 40 questões. A integrante da comissão fiscalizadora do concurso da Câmara de Vereadores, Dina Trovo, ressalta que o resultado final será divulgado dia na próxima quarta-feira, dia 8 e o gabarito estará amanhã, dia 6, no site www.e-premier.com.br e na página da Câmara www.camaraesteio.rs.gov.br. "A chamada do melhor classificado deve acontecer em maio", prevê.
O esteiense Leandro Ferreira, 24 anos, que trabalha com televendas, foi, novamente, o primeiro a deixar o prédio e explica que prestou concurso para o cargo em busca de estabilidade e dos benefícios oferecidos pelo setor público. Para ele, a prova foi mais fácil que a primeira. "Estou em busca da estabilidade que as empresas particulares não oferecem”, afirmou. Também o morador de Passo Fundo, Clóvis Ricardo Serafim, 38 anos, que atua como agente de trânsito em sua cidade, achou a prova acessível. " Se passar, pois errei apenas uma questão na prova anterior, venho morar em Esteio. Minha família mora em Portão e fica mais fácil", informou. Haviam, ainda, entre os candidatos, moradores de Maratá, Porto Alegre, Canoas, Esteio e São Leopoldo.
Conforme a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), há uma necessidade de contratação de mais um motorista - a Câmara possui um -, através de concurso público. "Durante as férias da servidora, ficamos sem motorista", explica. Michele lembra, também, que desde 2005 a Câmara não realizava concurso público. A carga horária semanal é de 30 horas e o salário base mensal é de R$ 1.633,00 em regime Estatutário