Bairro Tamandaré: Audiência pública deverá tratar sobre desapropriação dos moradores na faixa de domínio da RGE Sul

 

A ação civil  impetrada pela AES Sul, hoje RGE Sul, visando a desapropriação de 40 famílias do Bairro Tamandaré  que estão instaladas sob o traçado da rede de alta tensão, será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Esteio a ser agendada para os próximos dias. A iniciativa é da vereadora Rute Pereira (PMDB), aprovada em Plenário na última terça-feira, 18. Rute destaca a preocupação da comunidade local. "Os moradores estão desesperados por informações sobre o andamento desta demanda judicial", relata. 

No processo, sob número 014/1.05.0005208-3, a juíza da 2ª Vara Cível, Regime de Exceção, Geovanna Rosa, julgou procedente o pedido da empresa, determinando a reintegração de posse da área de segurança da linha de transmissão de energia elétrica entre as subestações de Esteio e Cachoeirinha, "ocupadas pelos réus do processo, no município de Esteio", diz o despacho, assinado em dezembro de 2016.

O assunto foi alvo de reunião realizada pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, da Câmara Municipal, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, os moradores relataram que, há pelo menos seis anos, ficou acordado entre a empresa e o comitê formado na Assembleia Legislativa, com a participação da Câmara de Vereadores,  que a rede seria levada à ERS-118 e para a avenida Beira Arroio, localizada na divisa entre Esteio e Canoas. Entretanto, o deslocamento não aconteceu. 

O caso também aguarda uma posição da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor,  da Assembleia Legislativa do RS, conforme documento protocolado pela Câmara de Vereadores em 20 de fevereiro, que solicitou audiência pública no âmbito do Estado. 

Rute Viegas Pereira

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156