Bairro São Sebastião: Obras de instalação do esgoto cloacal devem ser encerradas até 14 de abril

A informação é da empresa prestadora do serviço, RGS Construtora, em reunião na Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização

29/03/2023 - As obras de instalação do esgoto cloacal, realizadas pela Corsan, nas ruas Bento Gonçalves e Bom Jesus, no bairro São Sebastião, deverão ser entregues à comunidade até 14 de abril. A informação é da  RGS Construtora,  empresa contratada pela Corsan para a realização do trabalho, em reunião  na tarde de ontem(28), na Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização na Câmara Municipal de Esteio. Com a presença de moradores das duas vias, os vereadores Fernanda Fernandes (PP), Derli Scienza (PP), Gilmar Rinaldi (PT0, além dos vereadores Luciano Battistello (MDB), Fernando Luz (PP) e Sandro Severo,  questionaram a fiscalização, especialmente a falta de comunicação com os moradores sobre o processo e o andamento da obra - realizada a partir da ponte sobre o Arroio Esteio (na rua Bento Bento Gonçalves, sentido Canoas) e na rua Bom Jesus - que se iniciou um janeiro. 

De acordo com o morador da rua  Bom Jesus, Uéverson Costa Alves,   já está sendo refeita pela terceira vez. "O trabalho vem sendo refeito, o que causa insegurança aos moradores, inclusive a morosidade da obra. Não acreditamos mais em prazos. A Corsan precisa fiscalizar o que ela mesma licitou", alegou. Também os moradores da rua Bento Gonçalves relataram diversos problemas, inclindo rachaduras das calçadas, pó e a dificuldade de acessar as residências. "Venho questionando os trabalhandores sobre vários procedimentos adotados, a exemplo dos canos usados serem de pequena bitola", disse Rogério Martiny.  Já o comerciante Alaércio Baus alegou a impossibilidade de trabalhar em função do excesso de poeira ocasionada com a abertura do asfalto e questionou a demora e a falta de fiscalização da obra pela Corsan. "É de responsabilidade da estatal fiscalizar o que está ocorrendo nesta obra. Tem mais comércios na área que estão sofrendo com a situação da rua. A falta de limpeza depois que saem da obra é uma constante", afirmou. A moradora Locerita Barcellos reforçou a falta de comunicação e a demora na realização da obra. 

Na oportunidade a presidente da Comissão, Fernanda Fernandes, solicitou a possibilidade de deixar o trânsito somente para moradores. "Sugiro que instalem uma placa com informações sobre a obra visando melhorar a comunicação", pediu. Também o vereador Derli Scienza destacou que a área é complexa para trabalho, lembrando que, à frente da Secretaria de Obras do Município, realizou a instalação do esgoto pluvial e sugeriu uma limpeza com hidrojateamento. Já o vereador Luciano Battistello questionou sobre o prazo para a reconstrução das calçadas. Também o vereador Francisco Alves relatou a falta de planejamento da obra e Gilmar Rinaldi disse que o mesmo processo aconteceu na Rua Rio Grande.

De acordo com o representante da RGS, Tiago Bueno, todos os procedimentos para a realização da obra estão sendo cumpridos e, segundo ele, a pavimentação da rua Bento Gonçalves deve estar pronta até sexta-feira, 31. Ainda falou que haverá a construção de uma estação elevatória para vazão do esgoto e garantiu que tudo estará concluído em abril. "Nos colocamos à disposição da comunidade para mais esclarecimentos", declarou. 

 

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa