Audiência Pública debate segurança pública no bairro Novo Esteio

Moradores estão assustados com onda de assaltos que vêm se agravando no local.

11/05/2015 - A falta de segurança no bairro Novo Esteio, localizado ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, foi tema de audiência pública no último sábado (9), realizada pela  Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal, no Centro Comunitário. A iniciativa foi vereador Harri Zanoni (PSB), e contou com a participação do Comandante da 34ª BPM, Tenente Coronel Roberto Damasceno Rodrigues, do presidente do PSB de Esteio, Sandro Severo, e do presidente do PP de Esteio, Luis Ramos, além de moradores do bairro. Diversas reclamações da comunidade, a exemplo da moradora Lisiane Braga, que foi duas vezes vítima de assalto em menos de dois meses, foram alguns dos relatos da comunidade.

Na oportunidade, o Tenente Coronel Damasceno explicou  que o Município possui quatro viaturas, sendo que três são de atendimento 24 horas. Além disso,  a patrulha comunitária do bairro Novo Esteio conta com três policiais trabalhando 12 horas por dia. Ele destaca que com a redução de horas extras anunciada pelo governo, o maior problema, no momento, é a falta de efetivo.

O comandante também lembrou que a Câmara de Vereadores reduziu R$ 70 mil do orçamento do Legislativo, em setembro de 2014, destinado ao Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro), visando atender a solicitação do Comando 34º da Brigada Militar, para a construção de prédio anexo ao atual, localizado na rua São Jerônimo, visando atender as necessidades da corporação. “Essa reforma no prédio vai oferecer melhores condições aos policiais”, explicou. Também informou o Executivo Municipal repassou R$ 40 mil para o Consepro para a aquisição de aparelhos de GPS para 37 viaturas. “Com o GPS, a sala de operações visualiza onde está acontecendo a ocorrência e tem condições de ver no mapa qual a viatura que está mais próxima do local para acelerar o atendimento”, explica.O tenente destacou, ainda, que as duas BRs, 116 e 448,  contribuem para o aumento da criminalidade.   Os moradores  relataram que as  lâmpadas queimadas, que demoram, às vezes, um mês para serem trocadas, também são importantes fatores de risco. Sobre o assunto, o vereador Harri Zanoni destacou os constantes pedidos realizados pela Câmara e colocou a disposição o Legislativo para as demandas.
Questionado sobre o período de realização da Expointer, Damasceno explicou que a BM está aguardando reforços  no Parque de Exposições e no centro da cidade, época onde haverá  mais concentração de pessoas, e que não pretende  redirecionar o policiamento já existente na cidade. Segundo o tenente, as redes sociais estão auxiliando muito no reconhecimento de suspeitos, através do Facebook e do Whatsapp, as fotos são divulgadas e as vítimas de assaltos podem fazer o reconhecimento. “Os índices de assalto de março para abril diminuíram bastante e o nosso efetivo está comprometido e trabalhando com dedicação em prol da comunidade”, concluiu.

Por Andressa Michels/ Fotos/Texto
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156