Precarização na Refinaria Alberto Pasqualini será tema de audiência pública amanhã
A iniciativa é da Frente Parlamentar de Defesa dos Serviços Públicos e das Estatais. A situação, para os vereadores da Frente, tem alto impacto social, político e econômico na comunidade de Esteio.
A Câmara de Vereadores realiza amanhã, 6 às 18h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535 Centro), audiência pública, por meio da Frente Parlamentar de Defesa dos Serviços Públicos e das Estatais, para tratar da precarização e das demissões dos trabalhadores da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada em Canoas. A proposta da Frente, integrada pelos vereadores Leo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Alemão, foi aprovada pelo Plenário em 27 de junho. Segundo os parlamentares, a empresa sofre consequências devido ao sucateamento de sua planta industrial. A situação, para os vereadores, tem alto impacto social, político e econômico na comunidade de Esteio.
Além disso, a precarização nas relações de trabalho no interior da Refinaria, conforme os parlamentares, afeta a segurança dos trabalhadores envolvidos e as famílias dos funcionários demitidos. Para o vereador Leo, a fragilização da planta industrial diz respeito a toda a comunidade do entorno da Refap, já que será atingida pela situação e está permanentemente exposta a riscos de acidentes. “Casos semelhantes ocorridos em outras unidades de refinaria do Brasil acabaram provocando acidentes graves com explosões, envolvendo peças da planta industrial”, afirma. A bancada ainda explica que essa audiência pública visa não somente alertar todos os envolvidos sobre as consequências da precarização nas relações trabalhistas, mas também proteger a comunidade de Esteio, garantindo, assim, as condições de segurança cabíveis a uma refinaria.
Para o encontro, foram convidados a direção da Refap, o sindicato dos trabalhadores, o Conselho Municipal de Saúde e de Meio Ambiente, a Defesa Civil de Esteio, o Ministério Público do Trabalho, a Promotoria Pública do município, além dos condomínios da região.
Guilherme Pech - estágio em Jornalismo e Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156