Atendimento prioritário a autistas torna-se realidade em Esteio

Cartazes informativos sobre prioridade de atendimento a portadores de TEA começaram a ser fixados. Lei municipal 7.128 foi originada por projeto do vereador Sandro Severo, aprovado pelo plenário em 2019.

08/04/2021 - Na última segunda-feira, a Prefeitura passou a estampar em locais públicos cartazes com o objetivo de informar servidores públicos e comunidade em geral, sobre a prioridade no atendimento para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços públicos. O cartaz, além de conter a lei municipal 7.128/2019, que dispõe sobre o atendimento preferencial, carrega o laço com quebra-cabeça colorido, símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista. Na Câmara de Esteio, o cartaz foi fixado pelo vereador Sandro Severo (PSB) e a presidente  Fernanda Fernandes (PP).
A criação da legislação municipal estabelecendo o atendimento prioritário a autistas em Esteio foi criada por Sandro, em 2019. O texto do projeto apresentado pelo parlamentar justifica que a proposição tem como objetivo conscientizar a população sobre a existência dessa realidade, assegurando respeito e o tratamento adequado, em vista das dificuldades enfrentadas por familiares de portadores de autismo.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Os sintomas do transtorno aparecem nos primeiros meses de vida da criança, abrangendo em sua maioria os meninos. O diagnóstico deve ser realizado exclusivamente por um profissional clínico, que levará em conta o histórico do paciente, baseando-se no Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria (DSM – 5).

Cada paciente exige um tipo diferente de cuidado e tratamento, que deve ser avaliado por um especialista da área. Os graus do transtorno podem variar e os sintomas afetam a interação social, o uso da linguagem e o comportamento. O TEA é simbolizado por uma fita composta por um quebra-cabeça, que representa a complexidade e muito do que ainda se precisa descobrir sobre o transtorno.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio