Assinado termo de cooperação para regularização da vila Pedreira
O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), participou, no início da noite desta quarta-feira (7), na quadra do CMEB Trindade, da assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Associação dos Moradores da Vila Pedreira. Com o documento, a Administração Municipal poderá dar andamento à regularização fundiária da área. No final do processo, mais de 250 famílias passarão a ter a escritura dos imóveis onde residem.
Durante a cerimônia, da qual participaram os vereadores Felipe Costella(PMDB), Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (PMDB), Sandro Severo, fez referência à luta da comunidade. "Parabenizo o prefeito Leonardo Pascoal e Secretário Marcelo Kohrlasuch, pois agora um sonho de anos vai se tornar realidade ainda em 2018 para mais de 200 famílias da Vila Pedreira. A efetivação da Regularização Fundiária dá a segurança de que a casa é de vocês, e isso não tem preço. Tenho confiança na Prefeitura e lá na Câmara faremos o que for preciso para que o processo aconteça", afirmou
Para o prefeito, Leonardo Pascoal, esta é um das prioridades da administração. “Desde o início de nosso governo, tratamos este assunto com muita transparência e franqueza. Se tem um processo que é prioridade para nós é a regularização da Vila Pedreira”, destacou o prefeito
Segundo a prefeitura, área que a comunidade da Pedreira ocupa é privada e, por conta disso a Administração Pública não tinha como realizar a regularização. Com o termo de cooperação, Prefeitura realizará os trâmites de normalização do local junto aos registros da SMDUH. Após os estudos das condições de vias e terrenos, a Associação fará a individualização de cada matrícula e a designação dos lotes para cada morador da Vila.
Quem reside na Pedreira não precisa efetuar novo cadastro dos terrenos, pois a regularização será com base no cadastramento feito em 2016, ano em que começou a movimentação para a regulação do local. Conforme os dados de 2016, a Vila Pedreira conta com 343 lotes ou terrenos em uma área de 52.293m². A Prefeitura pretende normalizar a situação dos cerca de 250 lotes possíveis até o final do ano. Para os demais, serão realizadas negociações com Dnit e Trensurb.
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fonte e fotos: Prefeitura de Esteio/ Djalma Pacheco