Anteprojeto pretende instituir Centro de Referência ao Diabético e ao Hipertenso em Esteio
Em proposta apresentada à Câmara de Vereadores na noite de ontem(10), o vereador Mário Couto (PDT), está sugerindo ao Executivo a criação de um Centro de Referência ao Diabético e ao Hipertenso na cidade. A intenção do vereador é criar uma ferramenta de inclusão social e de universalização de direitos, proporcionando atendimento multidisciplinar aos esteienses portadores de diabetes e hipertensão, bem como democratizando o acesso ao tratamento tecnológico das doenças. A ideia, segundo Mário Couto, é que o espaço seja instalado junto ao Hospital São Camilo, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), reduzindo investimento financeiros demandados para a implantação das estruturas e atividades.
Entre as atribuições do Centro estão a prestação de atendimento multidisciplinar, enfermaria, ambulatorial. médico, psicológico e social. Além disso, o Centro deverá proporcionar atividades de cunho educativo e informativo quanto às doenças, suas causas, sintomas e tratamento, assim como informar os hábitos que deverão ser adotados para o controle das doenças. Os pacientes também terão o acompanhamento efetivo do quadro clinico, visando a melhoria na qualidade de vida dos portadores das enfermidades.
Para efetivação do Centro, o município poderá realizar convênios e parcerias com a União, Estados ou entidades não governamentais e o encaminhamento. O paciente deverá. ainda ser encaminhado por médico da rede pública de saúde, ou seja, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A matéria, aprovada em Plenário, segue para avaliação do Executivo para, possível, retorno em forma de projeto de lei.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156