Anteprojeto apresenta criação da Biblioteca Municipal Digital

Projeto resultará em maior acesso e incentivo à leitura no município

20/05/2021 – A criação de uma plataforma de leitura digital vinculada à Biblioteca Municipal Rui Barbosa. É o que sugere o anteprojeto de lei nº 47/2021, de autoria da presidente do legislativo municipal, Fernanda Fernandes (PP), aprovado por unanimidade na terça-feira (18), durante a última sessão ordinária da Câmara. O projeto reunirá informações e títulos de forma digital para que a população possa acessar milhares de exemplares de maneira virtual e de qualquer lugar. A Biblioteca Digital também estará disponível para uso escolar, contribuindo com a formação dos estudantes. O usuário poderá consultar a disponibilidade dos livros físicos, entre outras informações da biblioteca.

Para a proponente do projeto, a ideia promoverá uma descentralização do acesso à leitura. “Entende-se que desta forma a Biblioteca Digital alcançará um novo patamar onde a leitura e a informação não encontrarão barreiras que impeçam o seu alcance, principalmente às pessoas que ainda se encontram privadas de seus direitos, diminuindo a desigualdade e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes com seu papel na sociedade”, afirmou Fernanda.

A criação da Biblioteca Municipal Digital atende ao decreto nº 7.559 do Plano Nacional de Leitura, e também está de acordo com a lei nº 12.343 que instituí o Plano Nacional de Cultura. Ambos os textos destacam a importância da distribuição, ampliação de acesso e diversidade da leitura e da cultura.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

 

#pracegover vereadora Fernanda Fernandes durante sessão ordinária.