Agesan é novamente questionada sobre tratamento de esgoto de cidade vizinha

O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) voltou a cobrar a agência depois da Corsan negar que Esteio tenha direito a compensação por tratar o esgoto de Sapucaia, mesmo após manifestação da Fepam.

16/07/2021 – Marcelo Kohlrausch (PSB) voltou a questionar a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) sobre uma posição no que se refere a indenização ambiental por Esteio realizar o tratamento do esgoto de Sapucaia do Sul. Conforme vídeo publicado pelo vereador nas redes sociais durante a manhã de sexta-feira (16), a indagação ao órgão foi causada pela resposta da Corsan aos ofícios enviados pelo pessebista. No documento, a estatal afirma que o Município não terá contrapartidas ambientais por tratar o esgoto da cidade vizinha. 
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler-RS (Fepam), também notificada pelo parlamentar, reconhece que Esteio deve ser indenizada pela ação de tratamento, em resposta enviada à Câmara. Marcelo, pelas redes sociais, enfatizou a importância dessa ação. “Estou cobrando novamente a Agesan para que defina a contrapartida, pois se nós já temos problemas demais com a rede da nossa cidade, imaginem quando todas as ligações forem feitas”, afirmou.
O vereador enviou em junho o requerimento 315/2021, onde questionou a Fepam e Agesan sobre o motivo de não haver a criação de uma compensação para o município. Antes, em maio deste ano, Marcelo enviou o requerimento para outros órgãos 265/2021 para a Corsan e Agesan, também sobre o assunto.

Segundo estimativa do IBGE, a cidade vizinha tinha 141.808 habitantes em 2020. Ao todo, são 58.529 pessoas a mais que Esteio, também conforme dados do instituto de estatística. 

 

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

 

Agesan é novamente questionada sobre tratamento de esgoto de cidade vizinha 2

 

#pracegover: vereador Marcelo Kohlrausch discursa durante sessão.