Agendamento de consultas nos postos de saúde de Esteio é debate na Comissão de Saúde

         

           A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), conversaram, na tarde desta terça-feira (28), sobre o agendamento de consultas nos postos de saúde de Esteio com o secretário de Saúde, Gerson Cutruneo. A presidente da Comissão, vereadora Rute, destacou que o objetivo da reunião é esclarecer demandas da comunidade.

          No encontro, o secretário de saúde informou que no momento não há perspectiva de agendamento prévio de consultas em razão da prefeitura não possuir controle dos horários dos médicos nos postos de saúde. “Não há garantia de quando o médico estará disponível para atender o paciente. Por isso, não é possível estipular uma agenda”, explica. O primeiro passo para resolver a situação, conforme Gerson, será instalar relógios de ponto biométrico nos postos.

          A falta de fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular da cidade para pessoas acamadas também foi tratada na reunião. O assunto já havia sido alvo de pedido de esclarecimentos pelo vereador Luiz Duarte. O secretário esclareceu que o estoque de fraldas já está reabastecido, e que o fornecimento desses materiais acontece através de uma política vinculada ao governo do Estado. Além disso, Gerson salientou que para a retirada do material por pessoas acamadas existe um processo burocrático: a pessoa responsável pelo acamado deve comprovar a necessidade através de procuração. Essa situação, diz o secretário, causa transtornos no atendimento. “Estamos procurando soluções que facilitem esse procedimento”, aponta.

          Participaram da ocasião, também, os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Sandro Severo (PSB), além do vice-prefeito, Jaime da Rosa (PSB).

 

Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156